Manual de geomorfologia em nova edição

sexta-feira, março 05, 2010

5/3/2010

Agência FAPESP – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de lançar a segunda edição do Manual Técnico de Geomorfologia.

O manual é utilizado como referência pelo IBGE para mapear o relevo brasileiro. Trata-se de uma atualização da primeira edição do manual de 1995, com a evolução do mapeamento do relevo, especialmente na área de interpretação de imagens em meio digital, geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas integrados a Banco de Dados.

Publicação do IBGE inclui análises mais detalhadas e apresenta avanços de metodologia que podem ser usadas em estudos sobre recursos naturais, geografia física e meio ambiente

A publicação serve de referência para a elaboração dos mapas do relevo brasileiro em escalas menores, como os mapas murais e os atlas nacional e escolar produzidos pelo IBGE.

Segundo o instituto, a nova edição inclui avanços de metodologia, descreve técnicas, procedimentos e traz definições que permitem análises do relevo mais detalhado. Inclui 101 recortes de imagens de sensores remotos, 89 fotografias do terreno e 56 desenhos ilustrativos.

Uma das finalidades do manual é o estabelecimento de normas para a produção e o armazenamento de informações em banco de dados, atendendo às necessidades de especificações técnicas exigidas pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

As metodologias são usadas em estudos sobre recursos naturais, geografia física e meio ambiente, podendo ser utilizadas por estudantes, professores e pesquisadores. Métodos e técnicas de trabalhos de campo também são apresentados através de fichas de descrição da paisagem e coleta de material para análise em laboratório.

Com essas fichas, foram feitas cerca de 500 descrições de paisagens, com apoio em mais de 1 mil fotos que compõem o Banco de Dados da Geomorfologia e uma galeria de fotos. O conjunto dessas informações também está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na internet.

Outro ponto de destaque é que o manual mostra ainda a metodologia utilizada para avaliar a contribuição do relevo nos processos erosivos, permitindo estudos sobre impactos ambientais.

O novo Manual Técnico de Geomorfologia pode ser adquirido nas livrarias do IBGE e pelo site do instituto.

Mais informações: www.ibge.gov.br/lojavirtual ou (21) 2142-4651/0985