Instituto de Física Teórica da Unesp promove palestra do físico Marcelo Gleiser

quinta-feira, março 18, 2010

JC e-mail 3971, de 18 de Março de 2010.

29. Instituto de Física Teórica da Unesp promove palestra do físico Marcelo Gleiser

Nesta sexta-feira, 19 de março, às 19h

O físico Marcelo Gleiser apresentará a palestra "Unificação e o Código Oculto da Natureza: limites da ciência e a importância da imperfeição". A palestra é baseada em seu livro mais recente "A Criação Imperfeita".

Confira o resumo da apresentação:

"Será que a unificação das forças da Natureza, a "Teoria Final", é ciência ou sonho? Após apresentar as raízes históricas do conceito de unificação, argumento que a construção de uma teoria final é impossível.

Analisando a evidência experimental acumulada, mostro que apesar da importância da simetria na construção das teorias físicas só as assimetrias que tem um papel determinante na descrição dos fenômenos naturais, especialmente no que diz respeito a formação de estrutura, das partículas de matéria às galáxias e à vida.

Somos produto de assimetrias fundamentais, cuja origem ainda não compreendemos. Olhando para a evidência de vida extraterrestre, argumento que a vida complexa é extremamente rara. Isso nos torna especiais, e aponta para uma nova orientação moral para a humanidade: preservar a vida a todo custo."

Mais informações e inscrições gratuitas no site www.ift.unesp.br