Dinâmica da fala

terça-feira, março 23, 2010

23/3/2010

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Essencialmente transdisciplinar, a “dinâmica fônica” – isto é, dinâmica da fala – corresponde a uma área de fronteira do conhecimento que reúne pesquisadores provenientes de campos tão diferentes como linguística, engenharia e psicologia.

Jovens pesquisadores envolvidos com a dinâmica fônica no Brasil e no exterior terão uma chance única, entre os dias 7 e 11 de junho, para estabelecer um diálogo intenso com alguns dos principais especialistas do mundo nessa área que estuda a produção da fala em todos os seus níveis.


Na Escola Avançada de Dinâmica Fônica, em junho, 50 pós-doutorandos e pós-graduandos dialogarão com especialistas internacionais na área que estuda a produção da fala em todos os níveis (Foto: City College of San Francisco)

Organizada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), a São Paulo School of Advanced Studies in Speech Dynamics (Escola São Paulo de Estudos Avançados em Dinâmica Fônica) está com inscrições abertas até o dia 31 de março. O evento será realizado na sede do IEA, na capital paulista.

Cerca de 50 pós-graduandos e pós-doutorandos – sendo 30 do Brasil e 20 do exterior – deverão ser selecionados para participar dos sete minicursos, cinco conferências e três mesas-redondas que serão realizados. O curso é organizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), forma de apoio lançada pela FAPESP em outubro de 2009 e que já selecionou seis propostas.

O objetivo da ESPCA – opção inserida na modalidade Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica – é criar oportunidades para que pesquisadores no Estado de São Paulo organizem cursos com a participação de especialistas internacionais e que tragam ao Estado jovens estudantes ou pós-doutores de outros países e regiões, possibilitando a interação com estudantes e pesquisadores locais e o debate de temas científicos avançados.

De acordo com a coordenadora do evento, Eleonora Albano, professora do Laboratório de Fonética e Psicolinguística do IEL, a dinâmica fônica é uma área de pesquisa de ponta que se apoia na teoria dos sistemas dinâmicos. Essa teoria matemática, criada para lidar com problemas da física, foi disseminada para inúmeras áreas do conhecimento, como a economia, a ecologia e a linguística.

“A dinâmica fônica aborda a relação entre os aspectos cognitivos e físicos da fala do ponto de vista dinâmico. A fala é transmitida por todos os sentidos e os gestos articulatórios que constituem os segmentos de uma língua são dotados de um tempo próprio. A fala, assim como tantos outros sistemas, organiza-se no tempo. A abordagem dos sistemas dinâmicos permite estudar a produção da fala em todos os seus estágios e explicar diversos fenômenos fonéticos, fonológicos e linguísticos em geral", disse à Agência FAPESP.

Os linguistas envolvidos com a perspectiva dinâmica, segundo ela, são minoria no mundo, mas lidam com uma área de fronteira do conhecimento. “A área teve muitos avanços e, no Brasil, temos uma demanda reprimida. Muitos pesquisadores, já familiarizados com a abordagem anseiam por uma oportunidade para aprofundar os seus estudos. Por isso, tivemos a iniciativa de realizar a ESPCA”, disse.

O Brasil, onde são faladas mais de 200 línguas – entre idiomas indígenas e de imigrantes –, tem sido considerado um país promissor para o avanço da área. “Queremos dar oportunidade para que nossos jovens pesquisadores tenham contato com a comunidade internacional e, ao mesmo tempo, atrair talentos do exterior e formar laços sólidos com os grupos estrangeiros”, afirmou Eleonora.

Segundo ela, seis docentes brasileiros e cinco estrangeiros apresentarão cursos e seminários no evento, além de outros que tomarão parte nas mesas-redondas. “Os pós-graduandos e pós-doutorandos terão acesso a um panorama do que vem sendo feito na área no Brasil. Os 50 participantes selecionados terão sua viagem e estadia paga pelo programa. Será um grupo altamente seleto, mas com uma atividade intensa. Teremos 40 horas de cursos”, explicou.

A seleção será feita com base em um resumo de duas páginas em inglês. Os candidatos aprovados apresentarão seus trabalhos em duas sessões de pôsteres. “Pedimos que os candidatos abordem temas de pesquisa relacionados ao nosso programa. Não precisam entrar em detalhes da perspectiva teórica, mas é necessário ao menos que o tema possa ser iluminado pela perspectiva dinâmica”, destacou.

As principais instituições brasileiras envolvidas com dinâmica fônica, segundo Eleonora, são a Unicamp, a USP e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todas elas estarão representadas na Escola. Haverá também pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Entre os participantes internacionais, um dos destaques é Khalil Iskarous, do Laboratório Haskins, ligado à Universidade Yale (Estados Unidos).

“O Laboratório Haskins é um centro mundial de pesquisas da área. Iskarous apresentará um curso de sete horas que incluirá aulas práticas com um aplicativo desenvolvido para fazer simulações das dinâmicas de fala a partir de qualquer língua”, disse a professora do IEL.

Ioana Chitoran, professora do Programa de Linguística e Ciências Cognitivas do Dartmouth College (Estados Unidos), John Kingston, do Departamento de Linguística da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos) e Alice Turk, da Faculdade de Filosofia, Psicologia e Ciências da Linguagem da Universidade de Edinburgh (Escócia) também estão entre os docentes internacionais. Além dos participantes de áreas ligadas a linguística, haverá representantes de diversas outras áreas, como César Ades, professor do Instituto de Psicologia da USP e diretor do IEA, que falará sobre o tema “Evolução da linguagem primata”.

Destaques da programação

A neurociência é outra área para a qual os estudos de dinâmica fônica são cada vez mais importantes. “Os neurocientistas utilizam muitos modelos que fazem uso do aparato da teoria dos sistemas dinâmicos. Alguns progressos da neurociência e genética mostram que a perspectiva dinâmica deverá iluminar a evolução dos sistemas de comunicação que culminou com o desenvolvimento da linguagem humana”, afirmou Eleonora.

Hani Yehia, do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG, apresentará na ESPCA o seminário “Desafios atuais da ciência da fala”. “A engenharia eletrônica tem contribuído muito para a ciência da fala. O professor Yehia desenvolve modelos matemáticos, por exemplo, de como a motricidade facial está envolvida com a comunicação audiovisual”, explicou Eleonora.

Osvaldo Oliveira Jr., do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) dará o curso “Processamento da linguagem natural: desafios e aplicações”. “Ele não irá falar de dinâmica da fala, especificamente, mas de dinâmicas em outras áreas da linguagem”, disse.

A própria Eleonora apresentará, durante o curso, o seminário “Alguns fatos desafiadores da fonologia do português brasileiro”. Thaïs Cristófaro-Silva, professora da Faculdade de Letras da UFMG, falará sobre o tema “Emergência na aquisição fonológica”. “A fala entre o campo e o laboratório: dados, modelos e teorias” será o tema do seminário apresentado pelo co-organizador do evento Didier Demolin, pesquisador do Laboratório de Fonologia da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e professor colaborador da USP.

Os cursos abordarão ainda temas como “Dinâmica de tarefas: teoria e prática”, “Tópicos sobre dinâmica fônica”, “Cinemática da articulação e modelagem de laringe, trato vocal e face”, “O falante, o ouvinte e o controle articulatório”, “Como funciona o timing na fala” e “Coleta e análise de dados fonéticos”.

A programação contará também com mesas-redondas sobre os temas “Uma perspectiva gestual sobre a nasalidade do português brasileiro”, Uma perspectiva gestual sobre a interlíngua inglês-português brasileiro” e “Uma perspectiva gestual sobre a aquisição do português brasileiro”.

Mais informações: www.dinafon.iel.unicamp.br