Apoio internacional

segunda-feira, março 01, 2010

1/3/2010

Agência FAPESP – Estudantes do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) obtiveram a aprovação da Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS) para o estabelecimento formal de um Student Branch Chapter.

A GRSS reúne pesquisadores e demais profissionais que atuam em sensoriamento remoto e suas aplicações nas geociências. A sociedade está ligada ao Institute of Electrical & Electronics Engineers (IEEE), organização com cerca de 400 mil membros em mais de 160 países ligados às engenharias elétrica, eletrônica e de computação.

Com raízes que remontam a 1884, o instituto é considerado a maior sociedade de profissionais de áreas técnicas do mundo. A ele também estão associados mais de 80 mil estudantes, com perto de 500 Student Branch Chapters em faculdades e universidades.

Segundo a Unicamp, essa aprovação significa que estudantes e pesquisadores que trabalham com geotecnologias, ligados ao Chapter, serão beneficiados com apoio logístico e financeiro pelo GRSS-IEEE, visando à organização de eventos e participação em congressos nacionais e internacionais, entre outros benefícios.


Grupo de estudantes do Instituto de Geociências da Unicamp tem aprovação da Geoscience and Remote Sensing Society-IEEE para estabelecer um Student Branch Chapter (foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)

O Student Branch Chapter no IG da Unicamp conta por enquanto com 24 membros. O grupo é presidido por Samuel William Murphy, aluno de pós-graduação, tendo como vice Joyce Rodrigues da Cruz, aluna da graduação. O escolhido como orientador foi o professor Carlos Roberto de Souza Filho, professor titular do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do IG da Unicamp.

De acordo com o orientador do grupo, o objetivo é avançar o campo de sensoriamento remoto dentro da Unicamp, por meio de palestras, minicursos e incentivo à partilha de ideias e experiências entre os alunos não apenas do IG, mas de diferentes áreas.

Mais informações: www.grss-unicamp.com