Unesp promove intercâmbio com universidade austríaca

terça-feira, fevereiro 02, 2010

JC e-mail 3942, de 02 de Fevereiro de 2010.

25. Unesp promove intercâmbio com universidade austríaca

Convênio beneficiará professores e estudantes da Faculdade de Engenharia do campus de Bauru (SP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

O campus de Bauru da Unesp receberá, em 12 de fevereiro, às 9h, no prédio da Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb), uma comitiva da Universidade Técnica de Ciências Aplicadas de Viena (Fachhochschule Technikum Wien, FHW), da Áustria, para celebrar um acordo de mobilidade acadêmica para professores e alunos das duas instituições.

O intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação deverá começar no segundo semestre deste ano. O acordo de cooperação entre a FHW e a Faculdade de Engenharia (FE), de Bauru, será assinado conforme o modelo dos convênios anteriores firmados entre a FE com outras duas universidades europeias: Universidade de Ciências Aplicadas Regensburg (Hochschule Regensburg), da Alemanha, e Universidade de Ciências Aplicadas Kärnten (FH Kärnten), da Áustria.

Esse tipo de convênio já permitiu a 68 estudantes dos cursos de Engenharia e de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências, a oportunidade de estudar no exterior com bolsa auxílio capaz de garantir a permanência no país.

A FE tem promovido, desde 2004, o intercâmbio de seus alunos com os das universidades da Alemanha e da Áustria. A delegação austríaca contará com a presença do diretor do Center for International Relations and Cross-Cultural Education da FHW, Martin Kimmel, e do vice-reitor Christian Kollmitzer, além de mais seis professores das áreas de Engenharia Eletrônica e Computação, que incluem pesquisadores nos campos de TI automotiva, logística, tecnologias na internet e telecomunicações, entre outras.

"A comitiva da FHW visita o campus da Unesp em Bauru num momento em que as perspectivas de crescimento da economia brasileira tornam ainda mais interessante a parceria binacional, voltada para o desenvolvimento de novas pesquisas e o intercâmbio cultural que naturalmente ocorre nessas circunstâncias", explica o diretor da FE, Jair de Souza Manfrinato.

(Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, com informações de Luana Fernanda Ibelli, bolsista Universia da FE/Bauru)