UFMG é a segunda maior do Brasil no registro de patentes internacionais

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

JC e-mail 3949, de 11 de Fevereiro de 2010.

9. UFMG é a segunda maior do Brasil no registro de patentes internacionais

Brasil, entre 2005 e 2009, subiu da 27ª posição no ranking de países que mais registram patentes para a 24ª posição no ano passado

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a segunda maior responsável pelo registro de patentes brasileiras no mercado internacional em 2009, com 20 pedidos, ficando atrás da empresa Whirlpool, com 31.

Elas são as duas únicas representantes brasileiras entre as mil empresas e instituições que mais registraram patentes no mundo no ano passado. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).

Para o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Carlos Alberto Tavares, a UFMG obteve um resultado significativo para o Brasil.

"Essa posição da UFMG se deve ao trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) no sentido de proteger o conhecimento produzido na instituição", destacou. A CTIT atua na gestão do conhecimento científico e tecnológico gerado na Universidade.

O pró-reitor salienta que o registro de patentes internacionais custa caro e a UFMG adota a política de custear tais registros. "Esse é mais um incentivo para os pesquisadores", ressalta Tavares.

A Universidade foi a 858ª maior responsável por patentes no mundo em 2009, enquanto a Whirlpool foi a 565ª colocada.

O Brasil, entre 2005 e 2009, subiu da 27ª posição no ranking de países que mais registram patentes para a 24ª posição no ano passado. Há cinco anos, o Brasil havia registrado 270 patentes. Em 2009, esse número chegou a 480, superando Irlanda, África do Sul e Nova Zelândia.

(Informações da Assessoria de Imprensa da UFMG e da Agência Estado)