Uerj sedia em maio evento de computação científica

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

JC e-mail 3949, de 11 de Fevereiro de 2010.

27. Uerj sedia em maio evento de computação científica

"CFL condition - 80 years gone by. . . " celebrará 80 anos da publicação de artigo considerado seminal para a área

O evento acontecerá de 3 a 7 de maio, no campus Maracanã da Uerj. O objetivo é celebrar a passagem dos 80 anos da publicação do artigo "Über die partiellen Differenzengleichungen der mathematisches Physik", de autoria de R. Courant, K.O. Friedrichs, and H. Lewy (Mathematischen Analen, vol.100, no.1, pp.32-74), o qual se revelou seminal para a computação científica.

O principal conferencista será Peter Lax, prêmio Abel de 2005, um dos maiores matemáticos atuais, que foi colaborador de Courant e Friedrichs. Pesquisadores de diferentes partes do mundo estarão presentes ao encontro.

Coordenado pelo Instituto de Matemática e Estatística da UERJ, o evento tem como instituições coorganizadoras a Coppe/UFRJ, o IC/UFF, o IMPA, o IM/UFRJ, a PUC-Rio, além da EM/FEN e do IPRJ, ambas da Uerj. Tem suporte financeiro da Capes, CNPq e Faperj, e apoio da Academia Brasileira de Ciências, da SBPC e das Sociedades Brasileiras de Matemática e de Matemática Aplicada e Computacional, juntamente com o Projeto Portinari.

As palestras e mesas de discussão serão transmitidas pela internet.

Mais informações no site http://www.ime.uerj.br/CFL80