PD em materiais cerâmicos com Bolsa da FAPESP

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

8/2/2010

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Síntese e caracterização de materiais cerâmicos e híbridos”, apoiado pela FAPESP, procura candidatos a Bolsa de Pós-Doutorado com formação interdisciplinar nas áreas de física, química ou engenharia química ou de materiais.

O projeto de pós-doutoramento será desenvolvido no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, ou no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.



Projeto de pós-doutoramento poderá ser desenvolvido na Unesp, em Araraquara, ou no Instituto de Física da USP, na capital paulista. Incrições até 8 de março(foto: Wikipedia)

O objetivo e a temática central do projeto principal, intitulado “Cerâmicas mesoporosas e híbridos orgânico-inorgânicos multifuncionais preparados pelo processo sol-gel”, incluem o desenvolvimento e o estudo de cerâmicas mesoporosas com arranjo periódico de poros e híbridos orgânico-inorgânicos com diferentes aplicações ou funções: dispositivos de liberação controlada de farmo-químicos, condutores iônicos sólidos transparentes, barreiras anticorrosão, adsorventes de metais pesados, suportes de catalisadores, redes de difração, lasers de banda fina, agentes de contraste e marcadores para diagnóstico clínico.

Todos esses sistemas apresentam como aspecto comum as características nanométricas, responsáveis pelas propriedades específicas às aplicações postuladas.

Há interesse em candidatos com experiência na síntese de materiais por métodos químicos e, de preferência, com experiência na caracterização de materiais por técnicas físicas (por exemplo AFM, raios X, Raman e outros).

Os candidatos serão pré-selecionados por meio do exame da documentação encaminhada (curriculum vitae, projeto resumido com plano de atividades, carta indicando a razão do interesse e breve relato da expertise).

As atividades deverão ter início em março de 2010. Incrições até 8 de março de 2010.

Envio da documentação e mais informações com o coordenador do Projeto Temático, professor Celso Valentim Santilli (santilli@iq.unesp.br).

Mais informações sobre as linhas de pesquisas:

www.iq.unesp.br/pesquisa/grupos-pesquisa/LaMF/index.htm

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br