PD em gerenciamento de informações com Bolsa da FAPESP

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

12/2/2010

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Comunicação e Censura: análise teórica e documental de processos sensórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP”, apoiado pela FAPESP, abre inscrições para Bolsa de Pós-Doutorado em Gerenciamento de Informações.

O presente projeto, que teve início em agosto de 2009 e se encerrará em julho de 2013, visa a estudar a censura aos meios de comunicação e às artes a partir dos documentos do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), dos quais constam mais de 6 mil processos de censura prévia ao teatro, oriundos da Divisão de Censura do Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo, de 1930 a 1970.



Projeto Temático “Comunicação e Censura: análise teórica e documental de processos sensórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP” tem vaga para pós-doutorado (foto: reprodução)12/2/2010

Trata-se de projeto que dá continuidade aos estudos interdisciplinares envolvendo ciências da informação, ciências da comunicação, sociologia, linguística e história, iniciados em 2000, sobre os documentos do Arquivo Miroel Silveira e que objetiva o resgate da história do teatro paulista e a análise profunda dos processos censórios criados pelo Estado.

O Projeto Temático é integrado pelas professoras Mayra Rodrigues Gomes e Roseli Figaro Paulino, com coordenação da professora Maria Cristina Castilho Costa.

Mais informações sobre o projeto estão em www.eca.usp.br/ams. Espera-se que o bolsista selecionado trabalhe na elaboração da base de dados com informações extraídas da documentação estudada, na criação de plataforma de trabalho colaborativo com instituições parceiras e na divulgação de informações por meio da internet.

Perfil do candidato:
Profissional com doutorado em ciências da informação, ciências da comunicação ou áreas afins;
Conhecimentos de abrangência acadêmico-operacional na área;
Boa comunicação oral e escrita;
Capacidade de trabalho em grupo e habilidade para administrar e gerenciar os recursos humanos;
Capacidade para desenvolver produtos de informação;
Experiência com tratamento, conservação e gerenciamento de documentos;
Experiência na filtragem, síntese, recuperação e acesso à informação;
Conhecimento prático e técnico com sistemas informacionais e internet;
Conhecimento e experiência com desenvolvimento de bases de dados e sistemas de indexação;
Conhecimento e experiência com bases de dados e sistemas de indexação;
Conhecimento da legislação relativa a direitos autorais e privacidade da informação;
Capacidade para assistir, intermediar e apoiar pesquisadores;
Capacidade para desenvolver e gerir projetos;
Conhecimentos no gerenciamento de arquivos.

Os candidatos poderão ser brasileiros ou estrangeiros, com domínio do idioma português e doutoramento em áreas afins.

Os interessados deverão mandar e-mail pelo endereço arquivoms@usp.br, com currículo vitae e disponibilidade de horário para entrevista.

A seleção será feita nos meses de janeiro e fevereiro de 2010 para início em março do mesmo ano.

Mais informações: (arquivoms@usp.br) ou (11) 3091-1607, com Jacqueline ou Lis.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.