Nomenklatura científica pede desculpas e, apesar do recall teórico, afirma que a teoria da evolução de Darwin é robusta

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

O presidente da Nomenklatura científica, Richard Dawkins, pediu desculpas públicas nesta sexta-feira pelas falhas técnicas que provocaram o recall da Síntese Evolutiva Moderna, a atual teoria da evolução através da seleção natural preconizada por Darwin, e afirmou que as pesquisas científicas, os mestrados e doutorados feitos sob este referencial teórico são “seguros” porque estão corroborados por uma “montanha de evidências”.

Além disso, o vice-presidente da Nomenklatura científica, Jerry Coyne, afirmou que a Nomenklatura científica não dissimulou as falhas teóricas em decorrência das insuficiências fundamentais da teoria em um contexto de justificação teórica.






“Lamento profundamente os problemas e os temores provocados aos cientistas, pesquisadores e alunos universitários pelo recall paradigmático em muitos aspectos teóricos”, afirmou Dawkins sua primeira entrevista coletiva desde a explosão do caso na sede da Nomenklatura científica em Down.

O presidente da maior organização acadêmica mundial afirmou ainda que a “segurança dos cientistas, pesquisadores e alunos em usarem a teoria que é a pedra fundamental em biologia é primordial".

“As teorias de Darwin são epistemicamente confiáveis”, completou, em meio às críticas e ações judiciais contra a Nomenklatura científica nos Estados Unidos.

A Nomenklatura científica se viu forçada a anunciar um recall de uma teoria de mais de 150 anos desde setembro do ano passado em consequência de um problema com a seleção natural, que tem se demonstrado mais como um mecanismo restritivo do que criativo evolucionariamente em muitas situações da história evolutiva de coisas bióticas quando considerada e analisada criticamente.

A Nomenklatura científica também reconheceu a existência de um posicionamento ideológico na origem e evolução da vida.

Dawkins disse ainda que a Nomenklatura científica está “estudando os meios científicos para solucionar o problema da seleção natural não explicar a origem e evolução das espécies desde novembro de 1859.”

Em seguida, o vice-presidente Coyne afirmou: “ A Nomenklatura científica nunca dissimula este tipo de caso. Informamos à UNESCO e aos ministérios da Educação e Cultura do mundo inteiro, e investigamos a questão com isenção e objetividade científicas.”

Um escritório de advogados de Colorado (Estados Unidos) apresentou uma denúncia coletiva contra a Nomenklatura científica em um tribunal federal, acusando a organização científica de ter dissimulado e escondido “durante várias décadas os problemas fundamentais da teoria da evolução através da seleção natural em um contexto de justificação teórica”.


Dawkins afirmou também que "o fato de a Nomenklatura científica ter feito este recall teórico vai ser amplamente explorado pelos criacionistas e pelos teóricos e proponentes do Design Inteligente."

+++++

Paródia inspirada no artigo Presidente de Toyota pede desculpas e diz que carros são seguros, publicado na Folha de São Paulo, 05/02/2010. [Requer assinatura da FSP ou do UOL].