Museu da Vida lança exposição "Pré-história no Brasil: dinos e outros fósseis"

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

JC e-mail 3948, de 10 de Fevereiro de 2010.

21. Museu da Vida lança exposição "Pré-história no Brasil: dinos e outros fósseis"

Mostra gratuita exibe réplicas e esqueletos originais de dinossauros, além de vestígios preservados de plantas e animais que viveram há milhões de anos

Que tal ver de perto esqueletos de dinossauros brasileiros, fósseis de plantas e animais muito antigos e trabalhar como um autêntico paleontólogo? Conheça a exposição "Pré-história no Brasil: dinos e outros fósseis" - em cartaz no Museu da Vida até 31 de março - e embarque num passeio por tempos remotos, em que a vida na Terra era muito diferente do que conhecemos hoje.

Você vai ver que os primeiros habitantes do nosso planeta foram organismos minúsculos que viviam no mar. Apesar do tamanho, eles foram capazes de modificar a atmosfera terrestre, preenchendo-a com um gás precioso: o oxigênio. Mais tarde, surgiram animais mais complexos, alguns pequenos, outros gigantes. Desse mundo, certamente você já ouvir falar dos dinossauros, que surgiram há cerca de 230 milhões de anos (na Era Mesozóica) e desapareceram por volta de 65 milhões de anos atrás (no Período Cretáceo).

Mas como sabemos de tudo isso? Através da paleontologia, ciência que estuda todo organismo que um dia habitou o planeta Terra. Os vestígios preservados desses organismos são chamados de fósseis, verdadeiros tesouros que carregam em si muita informação científica. Decifrando essas pistas, os paleontólogos nos contam mais sobre o passado do mundo.

Ao visitar a exposição "Pré-história no Brasil: dinos e outros fósseis", você vai observar diversos tipos desses vestígios e poderá participar de uma oficina para saber como trabalham os paleontólogos. É só pegar sua ferramenta e começar a cavar! Encontre um fóssil e veja quais informações ele pode te oferecer. Aproveite para conferir réplicas e esqueletos originais de dinossauros - de velozes predadores terrestres a répteis aquáticos e voadores.

Resultado de parceria entre o Museu da Geodiversidade (UFRJ), Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a mostra fica aberta de segunda a sábado, das 9h às 16h30. A entrada é gratuita.

Mais informações pelo telefone 21-2590-6747 ou pelo e-mailrecepcaomv@coc.fiocruz.br