Marcelo Leite, 'afirmacionista', agora pede a cabeça de Pachauri

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

JC e-mail 3951, de 18 de Fevereiro de 2010.

18. A hora e a vez do IPCC, artigo de Marcelo Leite

"Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, saiu-se mal na administração da crise. Deveria renunciar"

Marcelo Leite é jornalista. Artigo publicado na "Folha de SP":

O auge do IPCC passou. Em fevereiro de 2007, o órgão criado duas décadas antes pelo programa ambiental da ONU e pela Organização Meteorológica Mundial lançou o sumário executivo de seu aguardado "Quarto Relatório de Avaliação" (AR4). Em outubro do mesmo ano, recebeu o Nobel da Paz, dividido com o televangelista do clima Al Gore.

Três anos depois, o IPCC está na lama. Uma sucessão de erros e revelações pôs em questão as práticas de estrelas salientes na constelação com centenas de cientistas-colaboradores. Sua reputação caminha para a sarjeta, e a do IPCC ameaça ir junto.

Não que o IPCC não enfrentasse oposição e críticas desde o início. Trata-se de um experimento corajoso e até certo ponto ingênuo: obter da ciência conclusões sólidas para governos atuarem, na esfera da ONU, com o objetivo de prevenir e combater uma eventual mudança do clima - assunto sabidamente eivado de incertezas.

O nome escolhido deixa bem claro o propósito de aproximar ciência e política: Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. Os próprios governos participam do IPCC. Como em qualquer documento multilateral da ONU, eles têm voto e veto também sobre seus relatórios científicos.

Nessa moldura, até 2007, era mais comum ouvir críticas ao IPCC por seu caráter conservador. Sobre o AR4, por exemplo, objetava-se nos meios científicos que a previsão de elevação dos mares em pouco mais de meio metro até o ano 2100 era tímida demais. Afinal, estudos já publicados na época calculavam que poderia atingir 1,5 m.

Sob pressão, o grupo de trabalho do IPCC encarregado de sumarizar a ciência do clima para governantes terminou fazendo uma concessão à retórica. Chamou o aquecimento global de "inequívoco" na apresentação do AR4 em Paris. Antes, ele só era considerado "provável", assim como a contribuição humana para ele.

De lá para cá, vieram a crise financeira de 2008 e a recessão. O transatlântico com duas centenas de nações a bordo, em rota acidentada para um tratado sucessor do Protocolo de Kyoto, naufragou em Copenhague. De permeio, surgiu o escândalo das mensagens eletrônicas furtadas e vazadas na internet. Elas mostram que, em alguns casos, pesquisadores envolvidos com os relatórios do IPCC lutavam para excluir vozes discordantes da literatura científica consagrada.

A prática não é incomum em campo nenhum da ciência, mas cai particularmente mal para um grupo que acusava adversários de não conseguir fazer seus dados e interpretações superarem a barreira da "peer review" (a revisão por pares que supostamente garante a qualidade dos estudos publicados). Para piorar, algumas mensagens revelaram o propósito de resistir a pedidos formais de acesso a dados.

Naquela altura ainda se alegava que eram casos isolados e que não alteravam as publicações do IPCC. Mas aí vieram à tona imprecisões e erros quer terminaram incorporados no AR4, como a previsão de que as geleiras do Himalaia poderiam extinguir-se até 2035, o percentual de floresta amazônica suscetível a "savanizar-se", a parcela do território holandês abaixo do nível do mar...

Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, saiu-se mal na administração da crise. Deveria renunciar. O próprio IPCC, para restaurar a credibilidade da ciência sobre o clima, poderia ser substituído por um órgão independente de governos, com apoio talvez das academias nacionais de ciência. O assunto é sério e complexo demais para ficar nas mãos de cientistas preocupados hoje com a própria sobrevivência.

(Folha de SP, 14/2)

+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER EM MEIO AO AQUECIMENTO GLOBAL:

Fui, sem entender mais nada: Marcelo Leite, um dos maiores proponentes do aquecimento global ser antropogenicamente provocado, pede agora a cabeça de Pachauri? Metanoia, só pode ter sido metanoia...

Marcelo Leite, que tal encampar uma campanha para que o Pachauri e o Al 'Apocalipse' Gore devolvam as medalhas e o $$$ (uns R$ 2.000.000,00) que receberam pelo Prêmio Nobel da Paz? Eu assino e promovo aqui neste blog.

Fui, sem entender mais nada