I Simpósio Latino Americano de Virologia Ambiental recebe inscrições de trabalhos

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

JC e-mail 3950, de 12 de Fevereiro de 2010.

26. I Simpósio Latino Americano de Virologia Ambiental recebe inscrições de trabalhos

Envio de resumos para apresentações orais e pôsteres e solicitações de bolsas deverão ser feitos até 28 de fevereiro. Evento é realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz

Com o objetivo de promover o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores pioneiros e iniciantes, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, de 5 a 7 de maio, o I Simpósio Latino Americano de Virologia Ambiental. Este é o primeiro evento científico promovido na região sobre o tema e contará com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros.

"Mostraremos os avanços obtidos neste campo e esperamos incentivar colaborações interinstitucionais para impulsionar novas pesquisas na área", afirma Marize Miagostovich, pesquisadora do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC e organizadora do simpósio. "Não há registro de eventos na área de virologia ambiental nos países da América Latina. Esta iniciativa é pioneira", destaca.

O simpósio é organizado pelo IOC e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Virologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Forgaty International, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e da Diretoria de Administração do Campus (Dirac - Meio Ambiente).

A maior parte das conferências tratará de questões relacionadas à presença de vírus nas águas como metodologias de detecção e quantificação de vírus em águas, epidemiologia de doenças virais de veiculação hídrica e qualidade microbiológica da água, entre outros temas. Haverá, também, apresentações sobre a presença de vírus em alimentos e contaminação de superfícies hospitalares. "O tema é interdisciplinar, pois está ligado à preservação dos recursos hídricos, à saúde pública e ao meio ambiente", ressalta Marize.

Datas importantes

Os resumos de apresentações orais e pôsteres e as solicitações de bolsas para alunos de pós-graduação devem ser enviados até o dia 28 de fevereiro. As notificações de aceitação dos resumos serão feitas no dia 30 de março, assim como a divulgação do resultado das solicitações de bolsa. Inscrições para participação poderão ser efetuadas até o dia 15 de abril.

Mais informações no site www.ioc.fiocruz.br/Virolambiental

(Assessoria de Imprensa do IOC)