Fodor 'humilha' Darwin: esta história darwiniana pode se revelar radicalmente errada

terça-feira, fevereiro 23, 2010


Fodor on Darwinism: "One sees, even without God, how this Darwinian story could turn out to be radically wrong."

Robert Crowther

Jerry Fodor e Massimo Piattelli-Palmarini não estão fazendo muitos amigos entre os evolucionistas com o seu novo livro What Darwin Got Wrong. A revista Salon publicou hoje uma entrevista com Fodor onde ele tem algumas coisas interessantes a dizer sobre os ataques que ele recebeu online, sobre se ele estar fornecendo ajuda e socorro para a comunidade do Design Inteligente, e o que ele pensa estar errado com a moderna teoria evolucionária.


"Como você explica no livro, um dos problemas com o darwinismo é que Darwin está inventando explicações para algo que aconteceu muito tempo atrás, ao longo de um vasto período de tempo. Isso não é similar ao criacionismo?"

"O criacionismo não é a única doutrina que está fortemente embasada em explicação post-hoc. O darwinismo também está. Se uma criatura desenvolve a capacidade de tecer uma teia, você pode contar uma história do por que o tecer uma teia era uma coisa boa no contexto da evolução. É por isso que você deve suspeitar tanto do darwinismo quanto do criacionismo. Eles têm consequências espúrias em comum. E isso deve ser bastante suficiente para lhe deixar preocupado com qualquer um dos relatos."

Leia a entrevista completa na Salon.com.

Postado por Robert Crowther às 8:21 AM | Permalink 

+++++

Você pode encomendar este livro na Livraria Cultura.

+++++

DESAFIO DESTE BLOGGER PARA A COMPANHIA DAS LETRAS: 

Schwarcz, vamos lá homem, mande traduzir e publicar este livro do Fodor. Isso vai aumentar as suas vendas $.$$$.$$$,$$, e vai contribuir para o avanço da ciência.