"Ciência em Foco" inaugura blog e discute limites entre realidade e ficção

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

JC e-mail 3944, de 04 de Fevereiro de 2010.

29. "Ciência em Foco" inaugura blog e discute limites entre realidade e ficção

Primeira edição do ano do projeto da Casa da Ciência/UFRJ acontece neste sábado (6/2), às 16h

Nos facebooks e em reality shows, entre tantos espaços virtuais que "visitamos", a ficção parece estar embaralhada com a realidade. Somos pessoas "reais" e também personagens de nós mesmos. E muitos são os olhares curiosos que desejam percorrer essas novas modalidades de "vitrine", na qual expomos os nossos corpos e os nossos feitos.

Na primeira edição do Ciência em Foco de 2010, a cineasta e doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP Ilana Feldman discute um pouco desse cenário atual através do filme "Jogo de Cena" (Brasil, 2007), de Eduardo Coutinho, na palestra "Da confissão à autoficção".

"Jogo de Cena", o décimo longa-metragem de Eduardo Coutinho, foi feito a partir de histórias de vida de mulheres reais, interpretadas por atrizes. Fala-se do aspecto autêntico e ao mesmo tempo performático das personagens. De acordo com o próprio cineasta, trata-se de um documentário "impuro" porque incorpora atrizes.

Na ocasião, também será lançado o blog do cineclube, com informações sobre o histórico e a agenda do evento, dicas de filmes e links sobre cinema. O endereço é http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com