Anarquistas da ciência: está faltando um Bakunin em biologia evolutiva

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

JC e-mail 3953, de 22 de Fevereiro de 2010.

28. "Ciência Hoje On-line": Anarquistas da ciência, coluna de Adilson de Oliveira

Da teoria da relatividade à mecânica quântica, Adilson de Oliveira discute os avanços no conhecimento sobre o mundo físico, que muitas vezes surgem do rompimento com os modelos preestabelecidos

A física é uma ciência que vem sendo construída ao longo de centenas de anos por diversos cientistas e pesquisadores. Alguns se destacam mais nessa empreitada, mas a grande maioria é formada apenas por pequenos coadjuvantes.

Por exemplo, milhares de artigos científicos na área da física são publicados por mês em todo o mundo, sendo que quase todos relatam apenas resultados e teorias incrementais, ou seja, que se tornam pequenos avanços - embora essenciais - para a compreensão do mundo físico. As grandes descobertas são raras e as que revolucionam profundamente a física são ainda mais difíceis de acontecer.

Leia a coluna completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente.

+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Por que o Adilson de Oliveira, professor de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem coragem de abordar esta questão científica - ruptura paradigmática, e os biólogos não? Gente, a física é uma ciência dura porque tem leis, e é muito mais ciência do que a biologia, que não tem leis, tem somente um princípio -- a seleção natural, que anda meia de pernas cambaleantes epistemicamente no contexto de justificação teórica, e não temos nenhum anarquista em biologia evolutiva?

Durma-se com um barulho desses -- logo virá a nova teoria da evolução, a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA, e ainda não temos nenhum Bakunin em biologia no Brasil???