USP Leste abre inscrições para pós-graduação em sistemas complexos

sexta-feira, janeiro 22, 2010


22/1/2010
Agência FAPESP – A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), localizada na zona Leste de São Paulo, abriu inscrição para o curso de pós-graduação em Sistemas Complexos. Os interessados podem se inscrever até 26 de fevereiro.Trata-se da primeira pós-graduação da unidade e a única do gênero no país. O curso terá duração que varia de dois a cinco anos. De acordo com os organizadores, a nova pós-graduação reflete a estrutura e o pensamento vigentes na EACH desde a criação da unidade, inaugurada em 2005, e a única de ensino e pesquisa da USP a não ser organizada em departamentos separados entre si.
Segundo a EACH, os sistemas complexos envolvem múltiplos agentes e variáveis que tenham interação entre si e com outras variáveis no meio em que estão localizados, a exemplo das cadeias alimentares. As consequências de alterações nesses sistemas podem ser previstas por modelos computacionais que, para isso, precisam de informações sobre o comportamento dos agentes envolvidos, a partir de dados obtidos por especialistas de várias áreas.
O programa de pós-graduação interdisciplinar busca combinar o trabalho de físicos, engenheiros, economistas, biólogos, sociólogos, historiadores e administradores a fim de modelar matematicamente as estruturas dos sistemas e fazer simulações computacionais.
Os instrumentos usados na pesquisa em sistemas complexos são aplicáveis em gestão pública, gestão ambiental, modelos políticos e epistemiológicos, e até no mercado financeiro e na moda, por exemplo, segundo a EACH.
A prova de seleção será realizada no dia 6 de março e, no dia 12, a EACH divulgará o resultado. O início das aulas será no dia 22 de março.
Mais informações: http://each.uspnet.usp.br/sistemascomplexos/ , grife@usp.br ou (11) 3091-1037.