Tempo de recontar fatos

segunda-feira, janeiro 18, 2010



Tempo de recontar fatos
Arquivo Público paulista cria mega site com 360 mil documentos e sistema de orientação para professores
Gonçalo Junior


Edição Impressa 167 - Janeiro 2010


Não é fácil consultar arquivos públicos e todo pesquisador sabe disso. O principal problema é a falta de tempo de ir ao local, de procurar documentos e de seguir os horários preestabelecidos. Desde dezembro, porém, parte deste trabalho pode ser feita de casa, no que se chama de “pesquisa remota”. O Arquivo Público do Estado de São Paulo (www.arquivoestado.sp.gov.br) acaba de lançar um mega-acervo digital que reúne mais de 360 mil imagens de documentos e fotos que podem ser baixados com alta resolução. A iniciativa pretende ampliar consideravelmente não apenas o número de pesquisadores que consultarão o arquivo, mas a qualidade, completude e diversidade dos estudos. “Não podemos ainda fazer uma estimativa, mas tudo será redimensionado em grande escala”, observa entusiasmado o professor Carlos de Almeida Prado Bacellar, Coordenador da instituição.






© ARTE DE JÚLIA CHEREM COM IMAGEM DE PSD GRAPHICS SOBRE FOTOS DO ARQUIVO DO ESTADO


O novo site reúne, entre outros tesouros, a coleção completa do jornal Última Hora e outra da revista feminina A Cigarra, editada entre 1914 e 1956, além de documentos dos Núcleos Coloniais, fazendas coletivas que recebiam os imigrantes chegados ao Brasil no começo do século. O usuário pode ter acesso à publicação eletrônica Revista Histórica e ao portal Memórias Reveladas, com um riquíssimo banco de dados sobre a luta contra a ditadura. Há também notícias sempre atualizadas sobre sistema de arquivos públicos, oficinas pedagógicas e cursos de preservação. E não termina aí. A página de Memória da Imprensa apresenta coleções de diversos tipos de publicações, como o jornal anarquista A Lanterna, editado por Edgard Leuenroth no começo do século passado. Algumas dessas publicações, inclusive, têm coleções completas no site.


Noventa dos 200 funcionários do arquivo estão envolvidos nas diferentes etapas do projeto, até o documento chegar à tela dos usuários. O Departamento de Preservação e Difusão do Acervo, observa o diretor Marcelo Lopes, continua trabalhando em ritmo intenso para ampliar o volume de informações do site. Responsável pela custódia da documentação permanente depositada no arquivo, entre as diversas ações que promove, ele destaca o Memória Pública, programa de ação permanente cujo objetivo é promover o acesso aos documentos que constituem uma parte da memória da sociedade sob responsabilidade do Estado.
...
Leia mais aqui: Pesquisa FAPESP