São Luiz do Paraitinga tem laudo do IPT

segunda-feira, janeiro 11, 2010

São Luiz do Paraitinga tem laudo do IPT
11/1/2010

Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) divulgou parecer técnico sobre edificações em São Luiz do Paraitinga, atingidas por enchentes no dia 1ª de janeiro.

Segundo a análise, cerca de 300 edificações foram afetadas pela enchente. O IPT está com quatro técnicos na cidade desde o dia 1º, prestando auxílio à Prefeitura e à Defesa Civil do Estado.

Das 80 construções já avaliadas que pertenciam ao patrimônio histórico, cerca de metade precisará passar por obras de restauração, incluindo 28 casas que ficavam na área de entorno do coreto da cidade.

O IPT pretende analisar todo o conjunto arquitetônico histórico de Paraitinga, com cerca de 470 edificações tombadas como patrimônio histórico. A igreja matriz e a capela das Mercês foram destruídas.

Além disso, o prédio da Prefeitura terá que ser restaurado em cerca de 50% da edificação. A construção que abrigava a biblioteca da cidade também ruiu completamente.

De acordo com a avaliação dos técnicos, o nível do rio Paraitinga chegou a subir 10 metros com os 160 milímetros de chuvas que caíram no intervalo de 24 horas. Com a inundação do Fórum e do cartório da cidade, os registros históricos de São Luiz do Paraitinga correm o risco de serem perdidos.

No momento, a prioridade é com a segurança estrutural das construções remanescentes e das encostas e taludes nas áreas urbana e rural. O IPT fará também um relatório com recomendações para a recuperação das edificações da área urbana.

Mais informações: http://www.ipt.br/