Pós-doutorado em química com Bolsa FAPESP

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Pós-doutorado em química com Bolsa FAPESP
6/1/2010

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Eletrocatálise IV: Aspectos fundamentais e aplicados dos processos eletrocatalíticos, bioeletrocatálise e instabilidades cinéticas”, apoiado pela FAPESP, dispõe de duas vagas de pós-doutorado.

As oportunidades terão Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP com dois anos de duração e início previsto para março/abril de 2010. O Projeto Temático é conduzido no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.


Projeto Temático “Eletrocatálise IV: Aspectos fundamentais e aplicados dos processos eletrocatalíticos, bioeletrocatálise e instabilidades cinéticas” dispõe de duas vagas de pós-doutorado

As bolsas são destinadas ao desenvolvimento dos Projetos 1 e 2, conforme descritos a seguir:

Projeto 1

Supervisor: Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli (edsont@iqsc.usp.br)
Resumo: Este projeto visa ao desenvolvimento de metodologias de preparação de eletrocatalisadores suportados formados por partículas metálicas coloidais, para a reação de redução de oxigênio (RRO) que ocorre no cátodo de células a combustível com membrana trocadora de prótons (PEMFC). Os materiais desenvolvidos devem ser submetidos à ampla caracterização estrutural e eletroquímica, por meio das técnicas de difração de raios X, microscopia eletrônica de transmissão, espectroscopia de absorção de raios X in situ, dessorção por temperatura programada, voltametria cíclica e espectroscopia de impedância eletroquímica, dentre outras. Os estudos de polarização estacionária frente à reação de redução de oxigênio deverão ser realizados em duas situações experimentais: 1) em células eletroquímicas de eletrólito líquido (HClO4 e H2SO4) para estudos fundamentais, tais como para a obtenção das áreas eletroquimicamente ativas dos materiais e a determinação da atividade frente a RRO usando-se a técnica do eletrodo de disco rotatório (EDR); 2) e em células a combustível (PEM) unitárias do tipo H2/O2 operando em temperatura de 80 ºC, utilizando-se as facilidades já disponíveis no Grupo de Eletroquímica.

Projeto 2

Supervisor: Prof. Dr. Ernesto Rafael Gonzalez (ernesto@iqsc.usp.br)
Resumo: Este projeto visa a abordar a problemática da eletro-oxidação do etanol, procurando aumentar a contribuição da rota de oxidação completa envolvendo 12 elétrons e dando como produto CO2. Duas abordagens são sugeridas:
1) Desenvolvimento de catalisadores nanodispersos com base na platina e metais como Ru, Rh, Sn, Os ou W. Os materiais poderão ser bimetálicos ou trimetálicos e serão sintetizados por meio de métodos avançados. A caracterização física será feita por técnicas como EDX, DRX, XAS (in situ), XPS, SEM ou TEM. A caracterização eletroquímica será feita por técnicas convencionais como voltametria, cronoamperometria, impedância eletroquímica, além de experimentos em meia célula e células a combustível unitárias.
2) Estudo do efeito da temperatura sobre a eletro-oxidação de etanol. Esses estudos visam a eletro-oxidar o etanol em temperaturas elevadas sobre os catalisadores desenvolvidos e também sobre ligas massivas. Para isso serão utilizados eletrólitos adequados como o ácido fosfórico, líquidos iônicos e outros. Este trabalho será complementado com o desenvolvimento de membranas para células a combustível que permitam trabalhar em altas temperaturas (até 200º C) com base em polímeros da família do benzimidazol e outros.

Os candidatos devem possuir experiência prévia comprovada em estudos de eletrocatálise das reações das células a combustível. Para inscrição, os interessados devem enviar os seguintes documentos, em formato pdf, para os supervisores e nos endereços eletrônicos acima mencionados até 5 de fevereiro de 2010:

1) Carta de recomendação
2) Carta de apresentação onde o candidato explicitará os motivos da escolha do projeto, bem como sua experiência no tema;
3) Cópia do resumo de sua tese de doutorado;
4) Curriculum vitae.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.