Os 16 de Altenberg - um livro que vai tirar o sono da Nomenklatura científica

domingo, janeiro 03, 2010

Os 16 de Altenberg – brevemente numa livraria a partir de 9 de fevereiro de 2010

William Dembski

Descrição do livro:



Este livro examina a rivalidade na ciência atual em torno de tentativas para se descobrir o processo elusivo da evolução. Em um campo estão os seguidores fiéis da teoria da seleção natural existente há muito tempo promulgada por Charles Darwin há mais de 150 anos atrás. Esta teoria “sobrevivência do mais apto”, segundo a autora Suzan Mazur, não é mais a pedra fundamental da biologia e tem sido contestada há décadas. No outro campo estão aqueles desafiantes que querem levar a ciência evolucionária numa direção mais honesta, e cientificamente exata. Todavia, a teoria darwiniana se tornou uma marca de poder político que é difícil de ser desalojado por causa do dinheiro e do poder associados com ela.

O livro “The Altenberg 16” é sobre um grupo de cientistas evolucionistas que se reuniram em 2008 na Áustria para discutir e tentar dizer a verdade sobre esta “marca.” Eles e as suas descobertas serão capazes de nos libertar da mentalidade “sobrevivência do mais apto” da seleção natural que afligiu a civilização por um século e meio, agora que o gato saiu do saco que a seleção natural é, amplamente, uma marca política? É quase garantido que o debate e a discussão continuará adentro no futuro previsível.

Alguns dos grandes nomes na ciência evolucionária e nas áreas afins descritos ou entrevistados por Mazur. Ele são Richard Lewontin (Harvard University), Robert Hazen (Carnegie Institution), Richard Dawkins (um autor best-seller), Stuart Newman (New York Medical College), Lynn Margulis (University of Massachusetts e da Oxford University), Noam Chomsky (MIT), e muitos outros do mundo inteiro.

Da introdução:

“A ciência evolucionária é tanto sobre o posicionamento, a arte de vender, a proteção e o “bullying” que a acompanha bem como sobre a teoria científica. É um discurso social envolvendo hipóteses de complexidade assombrosa com cientistas, recipientes das maiores subvenções financeiras de quaisquer intelectuais, adotando o poder dos políticos envolvidos no lanças de tortas e xingamentos tipo Animal House: ‘desajeitado’, ‘ressaca de marxista idiota’, ‘criacionista secular’, ‘filósofo’ (cientista que não consegue mais subvenções para pesquisas), ‘impostor’, ‘biruta’...
“resumindo, é uma busca moderna pelo Santo Graal, mas com poucos cavaleiros. Em uma ocasião que demanda atenção científica, a atenção científica foi sequestrada por uma indústria da ganância, com os livros sobre a evolução sendo louvados como óleo de cobra no carnaval.”

+++++

Source/Fonte: Uncommon Descent

+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Enquanto isso em Pindorama, a Nomenklatura científica, a Grande Mídia Tupiniquim, e a Galera dos meninos e meninas de Darwin 'fingem' desconhecer a falência e o colapso epistêmico da Síntese Evolutiva Moderna, quando já está sendo cogitada uma nova teoria evolutiva: a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA que não pode e nem deve ser selecionista.

Em 2010, eu quero ver a cara de pau dessa turma quando vier esta mudança paradigmática... Óleo de Peroba neles???