FCW recebe indicações para 8º Prêmio de Ciência e Cultura

quinta-feira, janeiro 07, 2010

FCW recebe indicações para 8º Prêmio de Ciência e Cultura
7/1/2010

Agência FAPESP – A Fundação Conrado Wessel (FCW) abriu o período de recebimento de indicações de profissionais que tiveram destaque ao longo de 2009 para a 8ª edição do Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2009. O prazo vai até 5 de março.


Homenageado de cada categoria receberá R$ 200 mil e troféu. Prazo para indicações vai até 5 de março

Para a nova edição, foram convidadas 154 instituições de ensino e pesquisa de todo o país. O homenageado de cada categoria (Medicina, Ciência Geral, Ciência Aplicada e Literatura) será escolhido por comissão julgadora composta por especialistas em suas áreas de atuação. O ganhador em cada categoria receberá R$ 200 mil, além de um troféu.

Na área de Medicina já foram premiados Fúlvio Pileggi, Ricardo Renzo Brentani, Adib Janete, Maria Inês Schmidt, César Gomes Victora e Ivo Pitanguy.

Em Ciência, as premiações já foram feitas a Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Wanderley de Souza, Isaias Raw, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre e Aziz Ab'Saber, entre outros.

Na área de Cultura (Literatura), já foram contemplados Ariano Suassuna, Ruth Rocha, Fábio Lucas, Lya Luft, Ferreira Gullar e Affonso Ávila.

O Prêmio FCW é considerado um dos mais importantes do Brasil em ciência e cultura. Desde 2002, ele é distribuído anualmente, com o objetivo de incentivar atividades relacionadas à arte, à ciência e à cultura.

A FCW é uma instituição filantrópica criada de acordo com o testamento de Ubaldo Conrado Wessel, argentino de origem alemã que se radicou no Brasil no início do século 20. Fotógrafo e químico, Wessel inventou o primeiro papel fotográfico brasileiro, que tomou o lugar dos importados no mercado nacional em meados da década de 1920. Durante 25 anos, Wessel dirigiu a Fábrica de Papel Fotográfico Kodak-Wessel. Ele morreu aos 102 anos, em maio de 1993.

Mais informações: www.fcw.org.br