Conhecimento online

segunda-feira, janeiro 04, 2010

JC e-mail 3921, de 04 de Janeiro de 2010.

12. Conhecimento online

Universidades, professores e estudantes usam cada vez mais os blogs para divulgar trabalhos científicos, promovendo a troca de experiências e aproximando o grande público das últimas descobertas

A explosão da blogosfera contribuiu para que a discussão de temas relacionados às mais diversas áreas da ciência, como a biologia, a neurociência e a genética, passasse a ser feita de maneira mais leve, de fácil entendimento e totalmente interativa. Bastam alguns minutos de pesquisa em frente ao computador para que se tenha acesso a um vasto conteúdo de textos, imagens e vídeos publicados por pesquisadores, médicos e estudantes.

Segundo os blogueiros cientistas, o retorno por parte do público - seja ele especializado ou não - sempre chega por meio de e-mails ou comentários feitos na própria página, que, dependendo do assunto abordado, chega a registrar uma quantidade considerável de acessos por dia.

Mutagênese e reparo de DNA, genética molecular de micro-organismos e genética molecular de plantas. A intenção de "traduzir" assuntos como esses, vistos como complicados pelo grande público, fez com que o Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desse vida a um blog científico.

"O intuito é que os temas pudessem ser reunidos num só lugar e serem acessados por um número maior de pessoas, principalmente pelos profissionais da área. Temos uma jornalista que fica responsável pela parte estrutural e nós, do laboratório (professores e um total de 70 alunos), entramos com a parte científica", destaca a professora doutora Lucymara Fassarella.

Genética, segundo ela, é um dos assuntos que mais têm despertado a atenção das pessoas que acessam o blog, criado recentemente. "É uma disciplina considerada difícil no ensino médio e na graduação também, pois é muito abstrata. No blog, tentamos explicar por meio de uma linguagem fácil o significado de unidades como os genes, por exemplo. Também discutimos o impacto das plantas transgênicas e o sequenciamento do genoma humano", conta.

A aluna de mestrado do LBMG Juliane Araújo, 24 anos, diz que, além do público especializado, os leigos também ficam de olho nas notícias publicadas no espaço. "Noticiamos em nossa página o trabalho de um aluno da universidade que recebeu um prêmio pela pesquisa. Ao longo das semanas seguintes, recebemos ligações de pessoas que sofriam do mal abordado por ele no estudo. Elas queriam mais informações sobre o problema", lembra.

Avaliação

Professor da Universidade de Brasília (UnB), o biólogo Marcelo Hermes Lima desenvolveu uma maneira diferente de avaliar as monografias dos alunos que estavam em processo de conclusão de curso no Instituto de Biologia da instituição de ensino. Desde 2008 ele passou a receber os trabalhos dos alunos em formato de blog.

"Alguns materiais são mais formais, outros, mais extrovertidos. Porém, todos eles apresentam o conteúdo obrigatório. Para se ter uma ideia, até o momento, já foram desenvolvidos 57 deles. Um trabalho sobre obesidade, por exemplo, ficou tão bom que os alunos mantiveram a página por um bom tempo", explica o professor.

A paixão por blogs, porém, começou um ano antes do projeto. Em atualizações quase diárias, na página Ciência Brasil, ele comenta a divulgação de pesquisas de relevância e aborda o que define como "lado B da ciência". Políticas voltadas para a produção científica no Brasil, discussões em torno da ética, além dos bastidores da universidade, estão entre os assuntos em pauta. "Recebo muitos e-mails e comentários de leitores. O engraçado é que a parte científica nem sempre é a que chama mais a atenção do público", brinca.

Em determinados dias da semana, segundo o biólogo, o Ciência Brasil chega a registrar até mil acessos. "Por mês são até 30 mil. Procuro estar sempre atualizando conteúdos", complementa. De acordo com ele, Portugal ainda é um país mais ativo que o Brasil no quesito blogs de ciência. "Acredito que esta seja uma forma de quebrar barreiras e aproximar a sociedade dos grandes temas. Na minha opinião, também acho importante que as pessoas saibam dos problemas e dificuldades de quem faz ciência no país", destaca.

Comunidade

O Scienceblogs - considerado a maior comunidade científica na rede mundial de computadores - ganhou neste ano uma filial brasileira, gerenciada pelos criadores do antigo Lablogatórios. "É uma honra nos unirmos à maior comunidade científica da internet. Atualmente, temos 33 blogs hospedados, mas o melhor é o incentivo para a formação de vários outros", afirma Carlos Hotta, biólogo e um dos fundadores do antigo portal.

Biologia, química e física são alguns dos temas abordados. Porém, para hospedar um blog nesse condomínio, atualmente, é preciso receber um convite. "Procuramos páginas com textos originais, bem escritos e com frequência de, pelo menos, uma atualização por semana. Abrimos concursos para a entrada de novos autores a cada seis meses", informa. Porém, conforme o biólogo, a entrada no universo do Scienceblog fica bem mais fácil se o candidato já interage com os autores previamente, por meio dos comentários.

Um dos blogs hospedados neste grande condomínio pertence ao próprio Hotta. Na página, batizada de Brontossauros em meu jardim, ele trata de temas relacionados à biologia de uma maneira bastante descontraída.

"Sempre tive vontade de compartilhar o que lia sobre ciência com outras pessoas. De vez em quando, recebo e-mails com dúvidas. Algumas podem ser resolvidas com uma simples procura no Google, outras são mais difíceis. O melhor do blog é a discussão de ideias que ele permite com a comunidade que o lê", explica.

A meta inicial do biólogo era a publicação de três textos por semana, entretanto, os compromissos profissionais nem sempre permitem essa rotina. "Por este motivo, fico feliz em publicar pelo menos três por mês", diz, lembrando que a página chega a receber 15 mil acessos mensais.

Onde aprender

Confira alguns endereços de blogs científicos produzidos no Brasil

- Brontossauros em meu jardim
http://scienceblogs.com.br/brontossauros
Tema: Biologia
Autor: o biólogo Carlos Hotta, da USP
Acessos: cerca de 15 mil por mês
Atualizações: média de três atualizações a cada 30 dias

- Laboratório de Biologia Molecular e Genômica
http://bloglbmg.wordpress.com
Tema: Genética e biologia molecular
Autores: professoras Lucymara Fassarella Agnez-Lima, Sílvia Regina Batistuzzo e alunos
Acessos: média de 200 por dia
Atualizações: duas a três vezes por semana

- Ciência Brasil
http://cienciabrasil.blogspot.com
Tema: Biologia, políticas científicas e bastidores da Universidade de Brasília
Autor: professor Marcelo Hermes Lima, da UnB
Acessos: cerca de 20 mil por mês
Atualizações: uma a duas vezes ao dia, em média

- A neurocientista de plantão
www.suzanaherculanohouzel.com
Tema: Neurociência
Autor: a bióloga Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ
Acessos: cerca de 1,3 mil por mês
Atualizações: média de 12 textos por mês
(Gisela Cabral)
(Correio Braziliense, 4/1)

+++++

NOTA TRISTE DESTE BLOGGER:

Gisela, você esqueceu do meu blog "Desafiando a Nomenklatura científica" que promove a teoria do Design Inteligente e explora as insuficiências epistêmicas da teoria geral da evolução no contexto de justificação teórica.

E olha que este blog já tem mais de 270.000 visitantes. Não dá para não mencionar este blog.

Sniff, sniff...