CNPq assina acordo de cooperação com Universidade de Salamanca

sexta-feira, janeiro 22, 2010

JC e-mail 3935, de 22 de Janeiro de 2010.

6. CNPq assina acordo de cooperação com Universidade de Salamanca

Convênio com o Centro de Estudos Brasileiros da universidade espanhola foi assinado na quarta-feira, dia 20 de janeiro

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago e o reitor da Universidade de Salamanca (USAL), Daniel Hernández Ruipérez, assinaram em 20 de janeiro o novo Convênio de Cooperação entre o CNPq e o Centro de Estudos Brasileiros da universidade espanhola.

O convênio assinado tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a sociedade brasileira e de contribuir para a capacitação de especialistas em estudos brasileiros em nível de mestrado. A capacitação se dará por meio da estada dos pesquisadores e especialistas brasileiros no CEB-USAL, com uma permanência de até quatro meses, anualmente, para participar do mestrado "Brasil na Sociedade do Conhecimento", que será ministrado pela USAL.

O CNPq e o CEB-USAL decidiram contemplar inicialmente as áreas de História, Geografia, Antropologia/Cultura, Direito, Economia, Ciência Política, Educação e Língua Portuguesa, por consistirem temas específicos de estudos e pesquisa em assuntos brasileiros.

Os referidos pesquisadores e especialistas deverão ministrar palestras, seminários e cursos, em nível de pós-graduação, e participar de eventos em temas de interesse do CEB-USAL, relacionados às áreas indicadas, em permanente contato com os departamentos disciplinares respectivos na Universidade de Salamanca.

Dando prosseguimento à visita oficial que realizam à Espanha, Zago e a chefe da Assessoria de Cooperação Internacional do CNPq, Lucilene Velo, também visitaram a Biblioteca Histórica, o Centro de Investigação do Câncer e o Instituto de Neurociências, em Salamanca.

(Assessoria de Comunicação do CNPq)