Capes, CNPq e DAAD oferecem bolsas de doutorado na Alemanha

quinta-feira, janeiro 21, 2010

JC e-mail 3934, de 21 de Janeiro de 2010.

5. Capes, CNPq e DAAD oferecem bolsas de doutorado na Alemanha

Oportunidades em todas as áreas do conhecimento

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) trabalham em conjunto no Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha 2010/2011.

O objetivo da parceria é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha.

As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado ou do doutorado sanduíche na Alemanha, em todas as áreas de conhecimento, e implementadas a partir de abril de 2011.

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do programa e a distribuição das bolsas aos candidatos aprovados será estabelecida de acordo com os critérios de cada uma das agências.

O programa prevê um curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Requisitos

Para inscrever-se no programa é necessário ter curso de mestrado concluído ou em fase conclusão até o final do 1º semestre de 2010, para doutorado integral, e estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, nos casos de doutorado-sanduíche ou duplo-doutorado.

Além disso, o candidato precisa ter comprovante de conhecimento do idioma inglês ou alemão, carta de aceitação do orientador alemão, projeto de pesquisa científica de qualidade e formalmente aceito pelo(s) orientador (es), além de ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país.

Além da bolsa e do curso de alemão, outros benefícios concedidos são alojamento, seguro saúde, auxílio para cônjuge e filhos, passagens aéreas e auxílio-instalação. Interessados devem encaminhar as propostas exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas, do CNPq, até o dia 5 de março. É imprescindível a atualização do Currículo Lattes antes do preenchimento do formulário.

Uma via de todos os documentos (não encadernados) deverá ser enviada pelos Correios com data de postagem até o dia 4 de março para o escritório do DAAD:

Rua Pres. Carlos de Campos 417, 22231-080 Rio de Janeiro - RJ

Mais informações pelo e-mail cocbi@cnpq.br ou nos sites http://www.cnpq.br e http://www.capes.gov.br

(Assessoria de Imprensa da Capes)