Amapá cria FAP

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Amapá cria FAP
13/1/2010

Agência FAPESP – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá, ou Fundação Tumucumaque, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec) do Estado, foi criada oficialmente no último dia 7.

É a 24ª fundação estadual de amparo à pesquisa (FAP) no país. Agora, somente os governos dos Estados de Tocantins, Rondônia e Roraima não contam com FAP.

O governo amapaense destinou um crédito inicial de R$ 300 mil à nova instituição, que começa com um quadro de 16 funcionários e contará com um conselho diretor formado por pesquisadores e doutores do Estado.

Tumucumaque significa “a pedra no alto da montanha” e também dá nome à região da Floresta Amazônica localizada entre o Amapá e o Pará que compõe o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque.

O modelo brasileiro das fundações de amparo à pesquisa foi lançado em 1960 com a criação da FAPESP, que começou a operar em 1962 com um orçamento referente a 0,5% da receita tributária do Estado de São Paulo, garantido pela Constituição Estadual. Em 1989, esse percentual subiu para 1%.