Aguenta firme que tem mais Darwin em 2010: Museu de Zoologia da USP amplia exposição "Charles Darwin: Evolução para todos!"

sexta-feira, janeiro 08, 2010

JC e-mail 3925, de 08 de Janeiro de 2010.

25. Museu de Zoologia da USP amplia exposição "Charles Darwin: Evolução para todos!"

Instituição exibe ciclo de filmes e documentários relacionados à obra do cientista britânico, completando a exposição, cuja temporada vai até 28 de fevereiro

A atração inclui uma série de filmes e documentários, selecionados da Mostra Internacional Ver Ciência e produzidos por televisões de diversos países. Entre eles destacam-se produções inéditas da BBC, como "A Perigosa Idéia de "Darwin", "O jardim de Darwin", "Darwin e a árvore da vida" e "A viagem de Charles Darwin ao Brasil".

Com curadoria de Maria Isabel Landim, uma das maiores especialistas brasileiras em Darwin, a exposição "Charles Darwin: Evolução para todos!" apresenta a história da revolucionária teoria de Darwin e de como ela permeia a pesquisa realizada pelo Museu de Zoologia - uma referência mundial e instituição pioneira na difusão da perspectiva científica e das idéias [sic] evolutivas.

Dividida em módulos, a exposição reúne riqueza de elementos, como réplicas de fósseis de animais, ilustrações, fotografias, objetos diversos, mapas, livros, farta documentação, filmes, além de raridades e exemplares científicos pertencentes ao acervo do museu, entre outros.

A exposição está em cartaz no Museu de Zoologia da USP (Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - São Paulo). A visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h. As sessões do ciclo de filmes e documentários acontecem de terça a domingo, às 14h e 15h.

Mais informações pelo fone (11) 2065-8100 ou no site www.mz.usp.br

+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Em vez de ficarmos louvaminhando, beijando-mão e beijando-pé de Darwin, que tal a USP e toda a comunidade científica lidar com o status epistêmico de sua teoria da evolução através da seleção natural no contexto de justificação teórica em 2010? Que tal discutir quais novos aspectos teóricos a nova teoria geral da evolução - a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA irá cobrir? Será selecionista ou não? Por quê?

Gentes, eu pensei que toda a louvaminhice, beija-mão e beija-pé de Darwin tinha acabado em 2009. Nós estamos em pleno século 21, e ainda estamos embevecidos com o aspecto revolucionário de Darwin? A História da Ciência revela um Darwin meteoricamente aceito pela comunidade científica, mas que tinha reservas quanto à capacidade criativa da seleção natural nos termos propostos no Origem das Espécies. Sua teoria da evolução entrou em eclipse no século 19, e só foi resgatada nos anos 1930s e 1940s com a elaboração da Síntese Evolutiva Moderna.

A questão hoje em dia não é olhar retrospectivamente para os ídolos científicos, mas considerar as evidências e aonde elas estão apontando. Fora disso, o que temos é mera idolatria secularizada, culto à personalidade pior do que a que foi vista nos regimes comunistas em passado recente.

Pano rápido! Fui, nem sei por que pensando: os ídolos foram feitos para destruição...

Duela a quien duela!