Abertas inscrições para mestrado em Bioenergia no Paraná

quinta-feira, janeiro 14, 2010

JC e-mail 3929, de 14 de Janeiro de 2010.

27. Abertas inscrições para mestrado em Bioenergia no Paraná

Curso é interinstitucional, oferecido em parceria por instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais. Prazo para inscrições é 25 de janeiro

O mestrado reúne as seguintes instituições de ensino: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no endereço www.uel.br/proppg/inscricoes até o dia 25 de janeiro e providenciar toda a documentação exigida. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 25/02 e as aulas iniciam no dia 06/03.

No total, serão ofertadas 23 vagas, das quais 52% serão destinadas aos candidatos brasileiros e até 48% para os candidatos estrangeiros. A carga horária é de 1.125 horas e a área de concentração é Biocombustíveis. As linhas de pesquisa são: "Geração e caracterização de matéria-prima", "Produção de biocombustíveis e co-produtos", "Uso e controle de qualidade dos biocombustíveis" e "Impactos ambientais e socioeconômicos".