USP outorga título de professor emérito a Imre Simon

sexta-feira, dezembro 04, 2009

USP outorga título de professor emérito a Imre Simon
4/12/2009

Agência FAPESP – O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) concederá, na próxima terça (8/12), uma homenagem póstuma a Imre Simon, professor titular aposentado do Departamento de Ciência da Computação do IME que morreu em agosto deste ano.



Em sessão solene, o IME outorgará o título de professor emérito a Simon. Segundo o instituto, a homenagem póstuma se dá pelo reconhecimento do docente como um dos pioneiros e um dos mais importantes líderes na área de ciência da computação no país.

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Simon foi um dos idealizadores do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) da FAPESP.

Simon nasceu em 14 de agosto de 1943, em Budapeste, na Hungria, região na qual passou os 13 primeiros anos de sua vida, quando a grave situação política no país levou sua família a emigrar para o Brasil.

Em 1962, ingressou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), onde teve sua primeira experiência com computadores, um IBM 1620, e, juntamente com outros estudantes de sua geração, entre eles Tomasz Kowaltowski e Claudio Lucchesi, atuou no Centro de Computação da USP.

Simon e colegas desenvolveram, em 1965, o primeiro exame vestibular computadorizado do país para o ingresso nas escolas médicas do Estado de São Paulo. Em 1967 foi convidado por Delfim Netto, então ministro da Fazenda, para escrever um programa de computador que estimasse a taxa de inflação do Brasil.

“O professor Simon foi um dos primeiros cientistas da computação no Brasil e talvez tenha sido a pessoa que mais contribuiu para o estabelecimento dos programas de graduação e pós-graduação da USP. Ele é muito conhecido internacionalmente por suas contribuições científicas em teoria algébrica dos autômatos finitos, com resultados pioneiros e importantes até hoje. Foi um pesquisador brilhante”, disse Kowaltowski em reportagem sobre Simon publicada pela Agência FAPESP

A solenidade ocorrerá às 19 horas, no auditório Jacy Monteiro, Bloco B, localizado na rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, na capital paulista.

Mais informações: www.ime.usp.br