UFMG anuncia vencedores do Prêmio de Teses 2009

sexta-feira, dezembro 11, 2009

JC e-mail 3909, de 11 de Dezembro de 2009.

22. UFMG anuncia vencedores do Prêmio de Teses 2009

Universidade Federal de Minas Gerais premiou 35 trabalhos. Três deles ganharam o Grande Prêmio UFMG de Teses, um em cada área do conhecimento. Outros quatro trabalhos receberam menção honrosa

Os autores das três teses vencedoras foram Sarah Teixeira Camargos, doutora em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto, com a pesquisa "Caracterização Fenotípica e Genotípica de Parkinsonismo e Distonia Familiares no Ambulatório de Distúrbios de Movimento do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais", sob a orientação do professor Francisco Eduardo Cardoso, da Faculdade de Medicina.

A tese "Estabilidade e Síntese de Controladores e Filtros Robustos para Sistemas com Retardo no Tempo: Novas Fronteirasâ", defendida por Fernando de Oliveira Souza, doutor em engenharia elétrica, também ficou entre as melhores. O estudo foi orientado pelo professor Reinaldo Martinez Palhares, da Escola de Engenharia.

Outro vencedor foi Mario Marcos Sampaio Rodarte, doutor em demografia, sob orientação da professora Clotilde Andrade Paiva, da Faculdade de Ciências Econômicas, com a tese intitulada "O Trabalho do Fogo: perfis de domicílios enquanto unidades de produção e reprodução na Minas Gerais Oitocentista".

Aos três autores das teses vencedoras do Grande Prêmio foram concedidos medalha, diploma e auxílio financeiro no valor de R$ 5 mil para participação em congresso internacional. Além disso, foram presenteados com um laptop, cedido pela Fundep.

Ao orientador das teses selecionadas foi concedido auxílio para participação em congresso internacional ou custeio de projeto de pesquisa e ao programa de pós-graduação a que se vincula o trabalho premiado foi outorgada uma distinção. Os 35 melhores trabalhos foram contemplados com diplomas.
(Assessoria de Imprensa da UFMG)