"Revolução Genômica" chega a Petrópolis (RJ)

segunda-feira, dezembro 21, 2009

JC e-mail 3915, de 21 de Dezembro de 2009.

25. "Revolução Genômica" chega a Petrópolis (RJ)

Mostra do Museu de História Natural de Nova York explora o impacto das descobertas sobre o genoma na ciência, na tecnologia, na medicina e no cotidiano

O Sesc Rio, com apoio do Sistema Fecomércio-RJ, e o Instituto Sangari levam ao Rio de Janeiro a exposição "Revolução Genômica", concebida pelo Museu de História Natural de Nova York.

A exposição, adaptada para o público brasileiro, está aberta até 28 de março de 2010, no SESC Quitandinha, em Petrópolis. A mostra internacional atraiu mais de um milhão de visitantes em todo o mundo e apresenta amplo panorama sobre os impactos da genética no cotidiano, destacando os conceitos básicos envolvidos no tema, como o de que todos os organismos existentes possuem DNA.

Com 1.700 m2, a "Revolução Genômica" foi ampliada do seu formato original em extensão e número de seções. Dividida em três células - Salão da Biodiversidade, A Era do Genoma e O Brasil e a Revolução Genômica - a mostra apresenta, por meio de recursos cenográficos arrojados e painéis interativos, uma visão cultural da ciência contemporânea, passando pelos campos da biologia molecular, genética, seus impactos na ciência, na tecnologia e, principalmente, na vida humana.

Ação educativa

A partir de fevereiro, quando as escolas voltarem de férias, o programa educativo da exposição "Revolução Genômica" promoverá o encontro de educadores, visitas guiadas, atividades de extração do DNA do morango e entrega de material educativo.

Para tanto, serão produzidos materiais de apoio para os professores e um DVD para cada estudante da rede pública de ensino com um tour virtual pela exposição, informações sobre DNA, Projeto Genoma e outros. A mostra espera receber mais de 10 mil alunos. As escolas públicas terão entrada franca.

Para fevereiro também está programado um ciclo especial de palestras com pesquisadores brasileiros, que atualmente realizam trabalhos de ponta em genética e Genômica e outras áreas-chave do conhecimento.

A visitação é de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados, das 9h às 17h. O Sesc Quitandinha fica na Av. Joaquim Rolla, 2 - Petrópolis - RJ.

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

A genômica é um das áreas científicas que tem trazido 'dores de cabeça' à teoria geral da evolução de Darwin. Isso será abordado nesta mostra??? Duvido...