Professor da UFPB recebe prêmio internacional

segunda-feira, dezembro 14, 2009

JC e-mail 3910, de 14 de Dezembro de 2009.

26. Professor da UFPB recebe prêmio internacional

Valdir de Andrade Braga, do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ganhou premiação inédita da Sociedade Americana de Fisiologia

O professor é o mais novo ganhador do "Prêmio de Reconhecimento à Pesquisa 2010", da Seção de Controle Neural da Circulação e Regulação Autonômica da Sociedade Americana de Fisiologia. Outorgado anualmente, o prêmio é destinado a pesquisadores que se destacam por sua contribuição à área de fisiologia através de estudos com o objetivo de entender como o sistema nervoso central controla a pressão arterial.

A inédita premiação do pesquisador brasileiro é um marco porque, desde quando foi criada, em 2003, até 2009, só contemplou pesquisadores das melhores universidades americanas. Esta é a primeira vez que um pesquisador da América Latina recebe o prêmio.

A entrega está prevista para o mês de abril de 2010, na cidade de Anaheim, Estado da Califórnia, quando acontecerá a Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental dos Estados Unidos, da qual participa ativamente a Sociedade Americana de Fisiologia. A comunicação do nome do professor Valdir Braga para receber a honraria foi feita por e-mail, no dia 2 deste mês, pelo professor Mark W. Chapleau, presidente da Seção de Controle Neural da Circulação e Regulação Autonômica da Sociedade Americana de Fisiologia.

Pesquisas

As linhas de pesquisas desenvolvidas por Braga versam sobre o entendimento de como o cérebro atua para controlar a pressão arterial e como distúrbios do sistema nervoso podem resultar em hipertensão arterial, um problema que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo.

Uma das estratégias para investigar o papel do cérebro sobre a pressão arterial é via o estudo dos reflexos cardiovasculares, dentre eles o barorreflexo e o quimiorreflexo.

Aos 30 anos de idade, Braga é graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutor em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e possui pós-doutorado pela College of Veterinary Medicine da Cornell University nos Estados Unidos.

Trabalhou como professor assistente no Departamento de Medicina da The University of Chicago, também nos Estados Unidos, antes de voltar ao Brasil como pesquisador da UFPB, onde atualmente é professor adjunto I e chefe do Departamento de Ciências Veterinárias do Centro de Ciências Agrárias.
(Agência de Notícias da UFPB)