Pós-doutorado em doenças do cacau com Bolsa FAPESP

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Pós-doutorado em doenças do cacau com Bolsa FAPESP
3/12/2009

Agência FAPESP – O Laboratório de Genômica e Expressão do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com uma vaga aberta de Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP, vinculada ao Projeto Temático “Estudo integrado e comparativo de três doenças fúngicas do cacau – vassoura de bruxa, monilíase e mal do facão – visando à compreensão de mecanismos de patogenicidade para o desenvolvimento de estratégias de controle”, coordenado pelo professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira.


Laboratório de Genômica e Expressão do IB-Unicamp tem vaga para pós-doutoramento em estudo integrado e comparativo de doenças fúngicas do cacau (foto: Wikipedia)

O objetivo principal do projeto é entender os mecanismos moleculares envolvidos na interação planta-patógeno que levam ao desenvolvimento de doenças do cacaueiro e analisar quais são as ferramentas moleculares que esses fungos usam para evadir as defesas da planta no estabelecimento e progressão da infecção.

Os candidatos devem ter título de doutor, com experiência nas áreas de microbiologia, bioquímica (determinação de atividade enzimática), genômica (técnicas de sequenciamento, análise dos dados, anotação, busca de dados em bancos de dados de transcriptoma, análise de ESTs, dominar métodos de avaliação da expressão gênica e proteica), proteômica (separação e isolamento de proteínas, identificação por espectrometria de massas) e técnicas de biologia molecular (clonagem e expressão de proteínas, purificação de proteínas, sequenciamento de DNA). Os candidatos devem ter também experiência na análise funcional e estrutural de proteínas.

Também se espera do candidato capacidade para trabalhar de forma independente, bem como de forma construtiva e sinérgica em coordenação com uma equipe maior de pesquisa e capacidade para solucionar problemas técnicos e elaborar soluções criativas para os problemas que possam surgir.

Os candidatos devem ter capacidade demonstrada para planejar, executar e resumir o trabalho de pesquisa para a elaboração de relatórios e publicações. Devem ter ainda experiência na supervisão e orientação de alunos de graduação e pós-graduação.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos, em formato PDF, para o endereço goncalo@unicamp.br até o dia 5 de dezembro:

1) Duas cartas de recomendação;
2) Uma carta de apresentação (máximo de uma página A4, times 12);
3) Curriculum vitae atualizado
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.