Olimpíada Brasileira de Matemática divulga ganhadores

terça-feira, dezembro 15, 2009

OBM divulga ganhadores
15/12/2009

Agência FAPESP – A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) divulgou o resultado de sua 31ª edição, que reuniu mais de 3,7 mil escolas, sendo 2.180 da rede pública e 1.608 da rede privada de ensino, com participação de cerca de 180 mil jovens estudantes e de seus professores.


Olimpíada Brasileira de Matemática anuncia resultado de sua 31ª edição, que reuniu cerca de 180 mil jovens estudantes e professores

Os premiados receberão suas medalhas em janeiro. Os ganhadores de medalha de ouro na categoria Nível Universitário, com as maiores pontuações, são: Leonardo Ribeiro de Castro Carvalho, de São Paulo (258 pontos), Régis Prado Barbosa, de Fortaleza (254), Rafael Assato Ando, de Campinas (242), Rafael Daigo Hirama, de Campinas (240), Guilherme Rodrigues Nogueira de Souza, de São Paulo (239), Adenilson Arcanjo de Moura Junior, de Fortaleza (239), Felipe Rodrigues Nogueira de Souza, de São Paulo (238), e Ramon Moreira Nunes, de Fortaleza (237 pontos).

A OBM, realizada desde 1979 pela Sociedade Brasileira de Matemática, divulgou também o balanço de realizações em 2009, que teve muitas conquistas de estudantes brasileiros no exterior.

Na Olimpíada Internacional de Matemática, na Alemanha, por exemplo, foram uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze. Na Olimpíada Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, na Hungria, foram uma medalha de ouro, sete de prata, sete de bronze e quatro menções honrosas.

Entre outros destaques, na Olimpíada Ibero-americana de Matemática, no México, os brasileiros ganharam duas medalhas de ouro e duas de prata. Na Olimpíada Ibero-americana de Matemática Universitária, na Colômbia, foram uma medalha de ouro, duas de prata, quatro de bronze e três menções honrosas.

A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.

Mais informações: www.obm.org.br