Marcelo Gleiser, Claudio Angelo e a Folha de São Paulo ganham o prêmio "Tungar" de 2009

domingo, dezembro 06, 2009

1. "Infelizmente, apesar do consenso da comunidade científica, existem ainda aqueles que duvidam que mudanças climáticas estejam sendo causadas pelas nossas atividades planetárias." Marcelo Gleiser, in "Comendo a Terra", Folha de São Paulo, 06/12/2009. [Requer assinatura da FSP ou do UOL].

2. "Minoria acadêmica rejeita consenso", da Reportagem Local, Folha de São Paulo, 06/12/2009. [Requer assinatura da FSP ou do UOL].

consenso na comunidade internacional que é necessário um novo acordo, que opere de 2013 até 2020." Claudio Angelo, in "A capital do impasse", Folha de São Paulo, 06/12/2009.

Aqui neste blog, eu sempre enfatizei que todas as vezes que você ouvir a palavra 'consenso' em ciência, procure por sua carteira epistêmica, pois você está sendo tungado.

Gleiser teve boa oportunidade de abordar o comportamento bandido dos cientistas responsáveis pelo CRU e outros envolvidos no Climategate. Não fez porque 'está de rabo preso' [já foi mote da FSP] não com o leitor, mas com a Nomenklatura científica.

A frase de Gleiser 'existem aqueles que duvidam', e o título 'Minoria acadêmica rejeita consenso', são mais de 30.000 (trinta mil) cientistas céticos do aquecimento global ser antropogenicamente causado que não têm suas posições devidamente reportadas pela Grande Mídia Mainstream [é très chic, chérie, très chic]. Antes, tentaram 'demonizá-los' desqualificando-os por suas variadas especialidades acadêmicas.

Eu não li no especial Copenhague da FSP nenhuma menção ao Climategate, e o que isso poderá influenciar nas decisões dos governantes.

Por isso Marcelo Gleiser, Claudio Angelo e a Folha de São Paulo levam o Prêmio "Tungar" de 2009.


+++++

PERGUNTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

Por que Claudio Angelo, editor de Ciência da FSP, deixou de perguntar a opinião de Connie Hedegaard sobre o Climategate? A entrevista publicada hoje (06/12/2009) se deu no dia 26/11/2009, e o mundo já sabia das tramoias dos e-mails do CRU no dia 21/11/2009.

Saia justa, Claudio?