Jornalista de Pesquisa FAPESP é premiado

terça-feira, dezembro 08, 2009

Jornalista de Pesquisa FAPESP é premiado
8/12/2009

Agência FAPESP – O jornalista Carlos Fioravanti, editor especial de Pesquisa FAPESP, foi um dos ganhadores do Prêmio para Excelência em Reportagem sobre Tuberculose 2009 do Stop TB Partnership.


Reportagem publicada em 2008 pela revista da Fundação ficou em segundo lugar no Stop TB Partnership Award for Excellence in Reporting on Tuberculosis (foto: arq.pessoal)

Pela reportagem Drama Mortal, publicada pela revista em abril de 2008, Fioravanti ficou em segundo lugar na competição, recebendo US$ 2 mil e um certificado A premiação foi realizada no dia 3 de dezembro, em Cancún, no México.

O primeiro lugar e o prêmio de US$ 3 mil ficou com Charles Mpaka, do Malauí, pela reportagem A woman's face in tuberculosis, publicada pelo The Daily Times. Em terceiro ficou a reportagem TB Awareness and Treatment Challenges, de Neway Tsegaye, da Etiópia, publicada pelo Addis Lissan News.

O prêmio, que tem apoio da Lilly MDR-TB Partnership, tem como objetivo distinguir reportagens de destaque, publicadas em países em desenvolvimento, que contribuam para aumentar o conhecimento público sobre a tuberculose.

Este é o primeiro prêmio internacional recebido pela revista mensal da FAPESP. A reportagem trata de dois estudos sobre o bacilo Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose, e retrata a dramática situação da doença no mundo. O trabalho foi escolhido por um júri internacional de pesquisadores.

A Stop TB Partnership é uma instituição ligada à Organização Mundial da Saúde dedicada à prevenção e ao tratamento da tuberculose no mundo.

Editor especial desde julho de 2007, Fioravanti é jornalista de Pesquisa FAPESP desde 1999. Escreve sobre ciência e ambiente desde 1987. Trabalhou nos jornais Diário Comércio e Indústria e Gazeta Mercantil, e nas revistas IstoÉ/Senhor, Revista Brasileira de Tecnologia, Globo Ciência (atual Galileu) e Nova Escola.

O jornalista recebeu quatro vezes o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Fez cursos de especialização para jornalistas na Cidade do Panamá, em San Diego, Califórnia, e em Genebra, na Suíça. Em 2007 estudou por seis meses na Universidade de Oxford, Inglaterra, como bolsista do Reuters Institute for the Study of Journalism. Atualmente é doutorando no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).