Vídeo explica a influenza A

quarta-feira, novembro 25, 2009

Vídeo explica a influenza A
25/11/2009

Por Fábio Reynol

Agência FAPESP – Será lançado nesta quarta-feira (25/11), durante o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o vídeo Influenza: conhecendo a imagem e a estrutura do vírus.

Trata-se do primeiro trabalho de divulgação científica nesse tipo de mídia do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb), no Rio de Janeiro.

O trabalho, coordenado pelo professor Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, procura responder em linguagem acessível as perguntas de um garoto de 11 anos, João Paulo. A diferença entre gripe e resfriado, como age um vírus e as características da influenza A (H1N1) e sua diferença em relação à gripe comum são algumas das questões do garoto.

O protagonista não é um ator, mas um aluno do 6º ano do ensino fundamental que participou do Curso de Férias do IBqM e se destacou pela curiosidade. As perguntas respondidas no filme foram feitas por João Paulo, que recebe as respostas à medida que passeia pelas instalações do Inbeb.

Mais informações: www.imbebb.org.br/default.aspx?lang=&code=54