A teoria da evolução através da seleção natural: uma visão panorâmica de 1859 a 2009

sábado, novembro 07, 2009


1. Em 1859: Thomas Huxley, Joseph Hooker, Charles Lyell e St. George Jackson Mivart (todos cientistas) duvidavam da capacidade criativa da seleção natural ser capaz de explicar a origem das espécies - título pomposo de Darwin, mas vazio de evidências encontradas na natureza. Darwin pediu licença ao leitor e sapecou dois exemplos 'imaginários' no Origem das Espécies.


2. Em 1909: Nas comemorações dos 50 anos do Origem das Espécies, a comunidade científica se reuniu na Universidade de Cambridge. As louvaminhices a Darwin foram feitas, mas a seleção natural foi criticada.


3. Em 1959: Nas comemorações dos 100 anos do Origem das Espécies, a comunidade científica se reuniu na Universidade de Chicago. Numa das discussões: há consenso de que a evolução ocorreu e ocorre, os cientistas só não sabem como a evolução ocorre.


4. Em 2009: Apesar das muitas louvaminhices nauseabundas celebrando a Darwin e o Origem das Espécies, devido às novas descobertas em várias áreas científicas, os cientistas já discutem uma nova teoria geral da evolução - Os 16 de Altenberg - a Síntese Evolutiva Ampliada que deverá relegar a seleção natural a segundo plano como mecanismo evolutivo.


Ué, para onde foi o fato, Fato, FATO da evolução? Onde está a teoria científica tão cientificamente corroborada como a lei da gravidade? É esta a maior ideia que toda a humanidade já teve?