Subjetividade, Ideologia e Educação

terça-feira, novembro 17, 2009




Subjetividade, Ideologia e Educação
Silvio Gallo

Editora Álínea | ISBN 978-85-7516-325-2
1ª edição - julho/2009
152 pag. | 140 x 210 mm






sinopse

Como age a instituição escolar no processo capitalístico de fabricação de subjetividades? Qual a relação da produção de subjetividades com o fenômeno da ideologia e da construção social das idéias? Este livro procura compreender filosoficamente estas questões.

Na construção deste ensaio, tomei como "fio de Ariadne" a temática da ideologia e sua relação com o sujeito. Parto da concepção marxista da ideologia, fazendo uma revisão do conceito tal como aparece nas principais obras de Marx e Engels, analisando as concepções de Gramsci sobre a questão e concluindo com um marxista "proscrito", Althusser, que teve o mérito de ser um dos primeiros a colocar a relação da ideologia com o sujeito, em seu famoso ensaio sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. A segunda parte deste estudo é marcada pela descrição fenomenológica da ideologia.

Inicio com considerações sobre a estrutura da consciência, tomando a noção de má-fé em Sartre como chave para compreen-são do mecanismo básico de "entranhamento" da ideologia social em cada indivíduo. Reich fundamenta a análise da materialidade do fenômeno ideológico, entendido não como conteúdo, mas como estrutura de pensamento e ação. A noção de territorialização desenvolvida por Deleuze e Guattari ajuda a compreender o fenômeno da reprodução da produção do qual já falava Althusser, e Castoriadis fornece pistas para a percepção das relações indivíduo versus sociedade.

A conclusão do ensaio é marcada por considerações sobre o papel da escola no processo de subjetivação e disseminação da ideologia, buscando possibilidades concretas de se romper com o círculo vicioso imposto pela máquina de produção.

Em suma, o leitor encontrará, aqui, uma série de problemas concernentes à máquina escolar como produtora de subjetividades em série, bem como os desafios a serem enfrentados por aqueles que têm como objetivo uma educação voltada para a singularidade.

+++++

Fonte: Editora Alínea