Seminário sobre "hélice tríplice" na PUC-RS

quinta-feira, novembro 05, 2009

JC e-mail 3883, de 05 de Novembro de 2009.

27. Seminário sobre "hélice tríplice" na PUC-RS

Evento será de 11 a 13 de novembro

Porto Alegre será sede do "Seminário Hélice Tríplice na América Latina: conhecimento para a inovação". O evento deverá receber cerca de 30 representantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela, além de Henry Etzkowitz, fundador do conceito "triple helix".

O seminário tem como objetivo discutir a interação Universidade-indústria-governo, a partir de uma perspectiva latino-americana, como alternativa para enfrentar os problemas gerados pela crise mundial.

A abordagem da "hélice tríplice", desenvolvida por Etzkowitz e Loet Leydesdorff, situa a dinâmica da inovação num contexto em evolução, onde novas e complexas relações se estabelecem entre as três esferas institucionais (hélices): Universidade, indústria e governo. Na perspectiva da hélice tríplice, a interação Universidade-indústria-governo é vista como imprescindível para o desenvolvimento baseado no conhecimento, na inovação.

Conferencias internacionais sobre "hélice tríplice" vem sendo realizadas em média a cada dois anos, começando em Amsterdã (1996), passando por Nova York (1998), Rio de Janeiro (2000), Copenhague (2002), Turim (2005), Cingapura (2007) e Glasgow (2009), sendo que a próxima será em Madrid (2010).

Mais informações e inscrições pelo site.

Evento internacional recebe propostas de trabalho

A 8ª Conferência Internacional da "Hélice Tríplice" será realizada em Madri, Espanha, entre 20 e 22 de outubro de 2010. O evento visa unir acadêmicos, líderes empresariais, membros de governo e outros especialistas envolvidos em diferentes aspectos da gestão da inovação.

O tema central é "Hélice Tríplice no Desenvolvimento de Cidades do Conhecimento, Expandindo Comunidades e Conectando Regiões". O prazo para submissão de resumos e propostas de workshops temáticos está aberto até 30 de novembro.

Mais informações em http://www.triplehelix8.org