Pesquisa sobre vida marinha pode ser acompanhada na internet

quinta-feira, novembro 05, 2009

JC e-mail 3883, de 05 de Novembro de 2009.

21. Pesquisa sobre vida marinha pode ser acompanhada na internet

Diário de bordo dos pesquisadores do programa mundial de Censo da Vida Marinha (Census of Marine Life) está disponível na internet

Na página, eles registram o dia-a-dia da pesquisa responsável pelo levantamento da biodiversidade das regiões de cordilheiras de montanhas submarinas no Oceano Atlântico Sul, por meio do programa Mar-Eco Atlântico Sul.

O grupo é composto por pesquisadores brasileiros, uruguaios, sul-africanos e russos, embarcados no navio oceanográfico russo Akademik Yoffe, do Instituto Shirshov de Oceanologia.

Ele está na primeira viagem de estudos sobre a vida na cordilheira meso-oceânica do Atlântico Sul. A expedição, capitaneada, no hemisfério sul, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), começou em 26 de outubro em Las Palmas, Gran Canária (Espanha), e termina em 2 de dezembro, na Cidade do Cabo (África do Sul).

Nos cerca de 4,3 mil quilômetros de percurso da embarcação, dados físico-químicos, peixes, micro-organismos e invertebrados associados ao fundo do mar serão amostrados em dez estações de coleta dispostas ao longo da cordilheira, em profundidades que variam de mil a três mil metros.

Também serão registrados dados contínuos sobre os mamíferos marinhos como baleias e golfinhos habitantes das áreas oceânicas. O projeto é uma continuidade de estudos realizados no Atlântico Norte e conta com a participação de cientistas de 16 instituições do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, África do Sul, Namíbia, Nova Zelândia e Noruega.

O diário de bordo pode ser acompanhado em www.univali.br/mar-eco
(Informações da Assessoria de Comunicação da Univali)