Objetividade: os dilemas do método

quarta-feira, novembro 25, 2009

OBJETIVIDADE
Os dilemas do método

em 24/11/2009

Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções, de Liriam Sponholz, quarto volume da série "Jornalismo a Rigor", Editora Insular, Florianópolis, 2009

[do release da editora]

"Um jornalismo mais objetivo é possível, mas as suas chances parecem ser poucas." Esta é a principal conclusão a que chega esta obra, trazendo novas luzes ao velho debate profissional e acadêmico. A polarização entre duas visões do jornalismo – de um lado como espelho da realidade, de outro como construção ideológica – tem ajudado pouco na solução do problema fundamental da objetividade que, indiferente a esta tomada de partido, continua a orientar a prática dos jornalistas e de seus públicos na produção e no consumo diário de notícias. Este livro é fruto de uma brilhante tese defendida na Universidade de Leipzig, berço dos primeiros estudos sobre jornalismo, em que a professora Liriam Sponholz enfrenta a dicotomia de maneira corajosa e original.

Dialogando com o que de mais relevante foi publicado sobre o tema nas línguas alemã, inglesa e portuguesa, traz um panorama amplo e atual sobre os dilemas de método e conhecimento envolvidos nos processos jornalísticos. Dificilmente alguém passará por estas páginas sem a sensação de ter aprendido muito, ou até de haver mudado a sua percepção sobre o que seja a objetividade no jornalismo. Escrito em linguagem clara e acessível, veio para ocupar um espaço importante nas bibliografias da graduação e da pós-graduação da área, assim como nas bibliotecas dos profissionais que procuram refletir sobre o seu fazer.

A autora

Jornalista brasileira, Liriam Sponholz é doutora em Comunicação pela Universidade de Leipzig e professora do Departamento de Análises Comparadas de Sistemas Midiáticos e Culturas de Comunicação da Universidade de Erfurt, na Alemanha. Formada em Jornalismo e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, a autora trabalhou vários anos como repórter, editora e chefe de reportagem em jornais paranaenses. Neste livro, apresenta as idéias centrais de sua tese de doutorado, na qual se ocupou do problema da objetividade no jornalismo. Seu objeto de pesquisa é jornalismo e conhecimento.

***

O lançamento: acontece no dia 26/11, quinta-feira, a partir das 20 horas na ECA-USP em São Paulo, na sessão de lançamentos do Congresso da SBPJor e também no dia 2 de dezembro, em Florianópolis.

Fone: Observatório da Imprensa