Novo Portal de Periódicos da Capes poderá ser acessado por todas as universidades federais

terça-feira, novembro 10, 2009

JC e-mail 3886, de 10 de Novembro de 2009.

2. Novo Portal de Periódicos da Capes poderá ser acessado por todas as universidades federais

Acesso à informação científica disponível no portal fica mais fácil

A partir desta quarta-feira, 11 de novembro, o novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará disponível a todas as universidades federais do país. O lançamento acontece em Brasília, durante a solenidade de comemoração do 9º aniversário do portal. O evento está marcado para as 11h, no edifício-sede da Capes.

O novo sistema vai facilitar o acesso à informação científica disponível no Portal de Periódicos. Uma novidade é a possibilidade de realizar buscas integradas no acervo assinado pela Capes, por meio de uma pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave. Esse recurso foi desenvolvido pela equipe do portal com a aquisição das ferramentas Metalib e SFX, da empresa israelense Ex Libris.

O portal também vai oferecer aos usuários um layout mais amigável e o acesso personalizado ao conteúdo do site, de acordo com a área de interesse do pesquisador.

As funcionalidades fazem parte do Projeto de Atualização Funcional e tecnológica do Portal de Periódicos, uma parceria entre a Capes e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Durante essa etapa de implantação do Projeto, as instituições terão acesso às páginas do antigo e do novo Portal de Periódicos.

WebTV

Durante o aniversário do Portal de Periódicos também será apresentada a Capes WebTV, sistema que se encontra em fase implantação. Ele vai oferecer às instituições participantes uma grade de programação que inclui treinamentos para o uso do portal, notícias e informações sobre a Capes, além de conteúdo local produzido pelas próprias universidades.

Essas informações poderão ser visualizadas em monitores de LCD instalados nos campi das instituições.

Na solenidade está previsto ainda a entrega do Prêmio Capes-Emerald, para projetos de pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Administração, e do Prêmio Systems Link, que vai financiar as melhores propostas de divulgação e treinamento no uso do portal nas instituições que participam do Programa de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos (Pró-Multiplicar).

O Portal de Periódicos pode ser acessado em http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp
(Informações da Assessoria de Imprensa da Capes)