Museu Goeldi lança catálogo de fósseis com coleção paleontológica

quinta-feira, novembro 12, 2009

JC e-mail 3887, de 11 de Novembro de 2009.

18. Museu Goeldi lança catálogo de fósseis com coleção paleontológica

Publicação será lançada na quinta-feira, 12, durante a XIII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém

Com mais de 140 anos, o Museu Paraense Emílio Goeldi tem 4,5 milhões de itens em 17 coleções científicas. Com o objetivo de documentar e preservar fósseis, principalmente da região amazônica, o acervo da instituição guarda aproximadamente quatro mil amostras de restos ou vestígios de animais e plantas.

A coleção está documentada no "Catálogo de Fósseis", apresentado em pré-lançamento, em setembro último, durante o XXI Congresso Brasileiro de Paleontologia. O volume consta de uma lista de 495 espécies de invertebrados, vertebrados, plantas e microfósseis, além de 430 imagens fotográficas das mesmas.

A publicação é de autoria de Maria Inês Feijó Ramos, pesquisadora do Museu Goeldi e assistente de curadoria de Invertebrados e Microfósseis da Coleção Paleontológica; Heloisa Maria Santos, pesquisadora e curadora do acervo de Rochas, Minerais e Fósseis do Museu Goeldi; de Sue Anne da Costa, doutoranda em Paleontologia pelo curso de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará (UFPA); e Peter Mann de Toledo, ex-diretor do Goeldi (1998-2005) e especialista em vertebrados.

De acordo com a ex-diretora do Museu Goeldi, Ima Vieira, que assina o prefácio da edição, "o catálogo sobre o acervo paleontológico do Museu Goeldi colabora com o registro do patrimônio museológico brasileiro e com a disseminação de informações sobre a região amazônica, particularmente sobre os vestígios materiais que possibilitam investigações sobre os sucessivos eventos históricos ocorridos na região".
(Informações da Assessoria de Imprensa do Museu Goeldi)