Morre o Prêmio Nobel de Física 2003 Vitali Guinzburg

segunda-feira, novembro 09, 2009

JC e-mail 3885, de 09 de Novembro de 2009.

23. Morre o Prêmio Nobel de Física 2003 Vitali Guinzburg

Guinzburg participou do projeto soviético de fabricação da bomba de hidrogênio

O acadêmico russo Vitali Guinzburg, prêmio Nobel de Física 2003, morreu na noite deste domingo, 8, aos 93 anos de idade. A informação é do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia.


Fonte.

O cientista era autor de mais de 400 publicações e dez monografias sobre assuntos teóricos da física, a física das estrelas, a origem e as particularidades dos raios cósmicos e a difusão das ondas de rádio.

Guinzburg, que participou do projeto soviético de fabricação da bomba de hidrogênio, em 1995 obteve a Grande Medalha de Ouro "Lomonosov" russa por seus estudos no campo da física teórica e da astrofísica.

Em 2003, ganhou o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas dos processos de supercondutividade em condições de temperaturas superbaixas junto com Aleksei Abrikosov e Anthony James Leggett.

Guinzburg foi fundador da Comissão para a luta contra a falsificação dos estudos científicos na Academia de Ciências da Rússia,e nos últimos anos acusava as autoridades russas de abandonar as pesquisas fundamentais e de comercializar a ciência. (EFE)
(O Estado de SP, 9/11)

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Guinzburg era judeu e um ateu fervoroso.