A lógica entre os darwinistas anda em baixa

domingo, novembro 01, 2009

O pequeno artigo A situação Catch-22 da SBPC sobre o affair Ciência Hoje On-Line foi o texto mais lido deste blog até hoje.

A reação entre a Galera dos meninos e meninas de Darwin foi imediata, irada, e até divertida: gente, como a lógica sofre nas mãos dessa meninada.

Eu coloquei um teste de múltipla escolha sobre o que a SBPC deveria fazer com a rejeição de réplica a um artigo do Dr. Sérgio Danilo Junho Pena onde a teoria do Design Inteligente foi descaracterizada. Além de ser regra nas publicações científicas, a publicação de réplicas também é um direito jurídico.

NOTA BENE: Direito jurídico! O direito de resposta é assegurado pelo artigo 5º, inc. V, da Constituição da República, artigo 14 da Convenção Americana de Direitos Humanos, e artigo 29. O texto da Constituição Brasileira determina “é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem”.

Já batemos à porta do Ciência Hoje On-Line. Só nos resta agora registrar um boletim de ocorrência, e depois pedir à Justiça o direito de resposta. Que vexame para a SBPC! Guardiã da discussão de universo de ideias!

Reproduzo aqui o teste que fundiu as cucas de alguns:

Qual será a reação da SBPC?

1. Lançar um manifesto de solidariedade e desagravo ao Dr. Sérgio Danilo Junho Pena.

2. Criticar a falta de colegialidade do Dr. Marcos Nogueira Eberlin e deste blogger por terem feito críticas públicas severas a um dos maiores nomes da ciência brasileira.

3. Cortar as verbas de pesquisas do ThoMSon Mass Spectometry Laboratory liderado pelo Dr. Marcos Nogueira Eberlin.

4. Demitir sumariamente Bernardo Esteves da editoria executiva do Ciência Hoje On-Line por ter assumido uma política editorial inexistente e que não condiz com a política da livre discussão de ideias proposta e defendida pela SBPC.

5. Nenhuma das opções.

Situação Catch-22.

Nas mãos desses lógicos, o meu teste de múltipla escolha virou uma campanha pela demissão de Bernardo Esteves, editor executivo do Ciência Hoje On-Line. Quem deve responder o teste é a SBPC. Eu acho que a SBPC vai optar pela resposta 5, mas sabe-se lá o que a SBPC é capaz de responder...

Nada mais falsa a imputação a mim feita pela Galera dos meninos e meninas de Darwin no Twitter do Ciência Hoje On-Line.

Vide o Twitter do CH On-Line.