LNCC abre inscrições para evento mensal de divulgação

quinta-feira, novembro 19, 2009

JC e-mail 3892, de 18 de Novembro de 2009.

27. LNCC abre inscrições para evento mensal de divulgação

Próxima edição do "Professor, Fique Por Dentro" será em 25 de novembro, às 10h

O físico Francisco Caruso será o próximo palestrante do programa "Professor, Fique Por Dentro", evento promovido mensalmente pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O pesquisador vai tratar da importância da alfabetização científica.

Podem participar do encontro tanto professores quanto alunos e a comunidade em geral de Petrópolis (RJ). A expectativa é reunir o máximo de pessoas para mostrar como a difusão do conhecimento científico é capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento do país. Caruso lembra que quando a sociedade valoriza as pesquisas, a ciência, os resultados beneficiam as mais diversas áreas, seja econômica ou educacional, por exemplo.

"A baixa alfabetização científica no Brasil é preocupante. Este quadro pode ser revertido através de muito esforço para aumentar a qualidade das escolas de formação básica e superarmos o analfabetismo funcional", comenta Caruso, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), localizado no Rio.

Autor de 16 livros sobre ciência, Caruso, doutor em Física pela Universitá di Torino (Itália), adianta alguns dos principais tópicos a serem abordados no "Professor, Fique Por dentro":

"Falarei a respeito do conceito de alfabetização científica, dando exemplos do quanto o analfabetismo pode atrapalhar o dia-a-dia das pessoas. Além disso, vou apresentar uma visão geral do cenário brasileiro e das perspectivas para revertermos o quadro atual", declara Caruso, que trabalha também na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A palestra proferida por ele será a penúltima da série composta por onze encontros em 2009. A última sessão do programa acontece em 8 de dezembro, quando, às 15h, o palestrante será Luiz Botelho Andrade, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema "O que é vida?".

As inscrições gratuitas para o evento do próximo dia 25 estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (24)2233-6101 ou pelo e-mail eventos@lncc.br
(Com informações da Assessoria de Comunicação do LNCC)