Historiadores relacionam morte de Charles Darwin com doença de Chagas

terça-feira, novembro 17, 2009

JC e-mail 3891, de 17 de Novembro de 2009.

21. Historiadores relacionam morte de Charles Darwin com doença de Chagas

Indícios estão no diário do naturalista britânico

No ano do bicentenário de Charles Darwin (1809-1882), historiadores investigam novos indícios que relacionam a insuficiência cardíaca com a doença de Chagas, patologia que o estudioso contraiu em uma viagem à América do Sul.

Darwin, autor da teoria "A Origem das Espécies" (1859), conviveu durante toda a vida com as seqüelas da patologia parasitária, transmitida pela picada de um percevejo (o barbeiro) --portador do parasita Trypanosoma cruzy, causador do mal de Chagas-- quando percorria El Chaco argentino em 1834.

Tanto a picada quanto os sintomas posteriores, que agora se acredita que estejam relacionados com o Chagas, foram registrados no diário de saúde que o hipocondríaco Darwin utilizou durante a viagem a bordo do Beagle --uma expedição marítima de levantamento topográfico de que participou a partir de 1831.

Essa viagem, por sinal, marcou a vida do naturista e da ciência, já que foi a base da revolucionária teoria evolucionista, explica Jordi Serrallonga, pesquisador do Parc Científic de Barcelona.

Sintoma não associado

Embora a morte de Darwin por Chagas fosse uma possibilidade rejeitada por alguns cientistas porque o naturista anotou em seu diário que após a picada teve febre rapidamente, esse sintoma não era associado ao mal.

Estudos recentes realizados pelo Clinic de Barcelona indicam que há casos nos quais é habitual sim este sintoma na fase inicial, afirma Serrallonga.

De fato, o próprio Darwin nunca acreditou que seus problemas de saúde após a viagem com o Beagle, que o mantiveram praticamente recluso em sua casa de campo até o final da vida, tivessem a ver com alguma doença contraída na aventura pela América do Sul.

Outras teorias acreditam que os problemas de saúde do biólogo inglês foram em muitos casos psicossomáticos. Conforme Serrallonga, no entanto, uma análise dos sintomas, sobretudo vômitos e náuseas --Darwin sempre tinha à mão uma bacia-- indicam que o Trypanosoma cruzy, protozoário causador da doença de Chagas, corria por seu corpo.

Só uma análise dos tecidos do naturista, enterrado na Abadia de Westminster, solucionaria para sempre este enigma.

Doença rural

A doença de Chagas (descrita pela primeira vez há um século por Carlos Chagas) era originariamente uma patologia endêmica das regiões rurais pobres da América Latina --onde há 15 milhões de pessoas infectadas e 100 milhões com risco de contágio--, e que com o passar dos anos foi estendida a outros continentes como consequência da migração.

Na fase aguda, na qual pode ocorrer a morte do infectado, a doença pode ser às vezes assintomática.

Na fase crônica, que atinge quase 40% dos infectados, a doença se manifesta com fortes dores no aparelho digestivo, complicações neurológicas e problemas cardíacos.

As complicações cardíacas, por sua vez, podem levar o doente à morte.

Atualmente, a sobrevivência pode ocorrer com a utilização de um marcapasso ou com um transplante, explica Joaquim Gascón, pesquisador do Centro de Barcelona para a Pesquisa Internacional da Saúde (CRESIB, na sigla em inglês) e coordenador do consultório da patologia do Hospital Clinic.

O Chagas, que provoca inflamação dos tecidos do coração e do esôfago, é uma doença silenciosa que pode ser letal se não se detectada a tempo e cujos tratamentos não são efetivos totalmente, a não ser que seja detectada nos primeiros anos de vida.

Patologia importada

Na Espanha, a doença cresceu rapidamente e hoje atinge 68 mil pessoas, a maioria cidadãos latino-americanos e espanhois que viveram naquele continente, "do México a Argentina".

Nesse país existe um número elevado de pacientes em tratamento, o que torna esta a "patologia importada mais relevante no país", que contrasta, por exemplo, com os 400 casos de malária anuais registrados, explica Gascón, que, na companhia de Serrallonga, participou nesta semana de uma assembleia organizada por "CosmoCaixa" com o título "Quem matou a Darwin?

Como não existe o inseto vetor na Espanha, a Doença de Chagas só pode ser transmitida por meio de transfusões de sangue, transplantes de órgãos de pessoas com a doença e de mães para filhos (algo que ocorre em 7% dos casos).

Gascón ressalta que "se trata de um problema de saúde pública" e que um diagnóstico adequado e precoce ajudaria a prevenir futuros contágios e seqüelas na fase crônica.

Desde 2005 é obrigatório que os bancos de sangue façam testes de Chagas em todos os doadores do grupo de risco, da mesma forma que nos transplantes de tecidos e órgãos. (Sérgio Andreu, da EFE)
(Folha de SP, 17/11)

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Há várias suposições sobre a doença que acometeu Darwin. Vide artigo abaixo:

Psychosomatics 1990; 31:121-128
Copyright © 1990 by Academy of Psychosomatic Medicine

ORIGINAL RESEARCH REPORTS

Darwin's illness: a biopsychosocial perspective

RO Pasnau
Department of Psychiatry and Biobehavioral Sciences, UCLA School of Medicine 90024-1759.

Throughout an illustrious scientific career, Charles Robert Darwin (1809-1882) suffered from a mysterious and disabling malady. The illness, which was characterized by depressed feelings and violent and uncomfortable cardiac palpitations, gastric upsets, and headaches, began shortly after Darwin returned from a five-year voyage to South America as the naturalist of the Beagle. One explanation for Darwin's symptoms is he suffered from Chagas' disease as a result of being bitten by an insect common to South America. More psychodynamically oriented theorists speculate that Darwin's illness was an expression of repressed anger toward his father. Others have noted a familial vulnerability to the symptoms Darwin described. The author examines these theories and suggests that they all may have validity in explaining the mysterious illness of Charles Darwin.

+++++

Professores, pesquisadores e alunos de universidades públicas e privadas com acesso ao portal CAPES/Periódicos podem ler gratuitamente este artigo da Psychosomatics e outras publicações científicas.