CPTEC faz 15 anos

terça-feira, novembro 24, 2009

CPTEC faz 15 anos
24/11/2009

Agência FAPESP – O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está completando 15 anos.

Para comemorar a data autoridades e cientistas se reunirão, nesta terça-feira (24/11), na unidade regional de Cachoeira Paulista (SP), onde está instalado o centro.

O CPTEC introduziu em 1994 a modelagem numérica do tempo e o país passou a integrar um seleto grupo capaz de gerar previsões de tempo a partir de modelos processados em máquinas de alto desempenho computacional.


Para os próximos anos deverão ocorrer investimentos para ampliação e integração de sistema de radares meteorológicos (Inpe)

Durante esse período, a confiabilidade das previsões de tempo aumentou, ultrapassando os 90% de acerto para três dias. A qualidade das previsões também melhorou. Atualmente, é possível fazer previsões para a América do Sul com modelos regionais de alta resolução espacial, de 15 quilômetros quadrados, que detalham as condições meteorológicas para localidades próximas.

Segundo o coordenador do CPTEC, Luiz Augusto Machado, apesar do grande avanço o sistema nacional de meteorologia enfrenta novos desafios. “Os desastres naturais, relacionados ao excesso ou à escassez de chuvas, vendavais, tornados, tempestades, entre outros eventos, estão impondo uma nova demanda de recursos e produtos meteorológicos que deverão atender a uma série de necessidades, uma delas o planejamento de ações de mitigação a possíveis impactos desses eventos às populações em áreas de risco”, disse.

Aperfeiçoar a assimilação de dados, melhorar a confiabilidade das previsões climáticas sazonais para até três meses, desenvolver previsão em alta resolução incluindo a descrição da microfísica das nuvens e acoplar os modelos oceânicos, hidrológicos e químicos ao modelo de previsão de tempo são alguns dos desafios do CPTEC para os próximos anos.

Mais informações: www.cptec.inpe.br