CNPq e FAPs discutem a Iniciação Científica Júnior

quinta-feira, novembro 05, 2009

JC e-mail 3883, de 05 de Novembro de 2009.

12. CNPq e FAPs discutem a Iniciação Científica Júnior

Reunião em 29 de outubro buscou aumentar o diálogo entre participantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.)

A reunião também possibilitou o compartilhamento das experiências vivenciadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), sendo uma oportunidade importante para debater e esclarecer questões operacionais.

Por sugestão da recém empossada Comissão Nacional de Iniciação Científica (Conaic) discutiu-se a possibilidade de inserção do bolsista do Pibic Jr em atividades de educação para a ciência, que seriam desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa parceiras das FAPs, respeitando e atendendo as características de cada estado.

Para a vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, essa "é uma atividade formadora. A ideia é que o bolsista aprenda. O mais importante é fazer com que os jovens tenham uma formação para entender o código científico-tecnológico", ressaltou.

Segundo a coordenadora do Pibic Jr., Isabel Tavares, a reunião produziu importantes subsídios para o aperfeiçoamento do Programa. "Os novos rumos podem ser entendidos como uma proposta para repensar a IC Júnior. Os objetivos a serem alcançados são preparar o estudante para ser criativo e inovador, estimulando a educação técnico-científica com qualidade, no ensino médio. Identificamos também a necessidade de aprimorar o acompanhamento e avaliação do programa", finalizou.

Participaram das discussões os representantes das FAPs da Bahia (Fapesb); de Alagoas (Fapeal); de Santa Catarina (Fapesc); da Paraíba (Fapesqpb); de Sergipe (Fapitecse); do Pará (Fapespa); do Distrito Federal (FAP-DF); do Piauí (Fapepi); de Goiás, além do representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Fundação Araucária do Paraná e membros da área técnica do CNPq.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)